Avançar para o conteúdo
Traga-me a cabeça de Lima Barreto Teatro da Firjan SESI

Traga-me a cabeça de Lima Barreto Teatro da Firjan SESI

Escrito pelo diretor e dramaturgo Luiz Marfuz, especialmente para comemorar os 40 anos de carreira do ator Hilton Cobra, com direção de Onisajé (Fernanda Júlia), o premiado espetáculo mostra uma imaginária sessão de autópsia na cabeça de Lima Barreto, conduzida por médicos eugenistas, defensores da higienização racial no Brasil, na década de 1930.

O propósito seria esclarecer “como um cérebro considerado inferior poderia ter produzido uma obra literária de porte se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças tidas como superiores?”. A partir desse embate, a peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, refletindo sobre loucura, racismo, eugenia, a obra não reconhecida e os enfrentamentos políticos e literários de sua época.

Assim, o monólogo teatral reflete a contemporaneidade ao mesmo tempo em que celebra os 140 anos de nascimento e o centenário de morte do escritor.

A narrativa ganha força com trechos dos filmes “Homo Sapiens 1900” e “Arquitetura da Destruição”, ambos cedidos gentilmente pelo cineasta sueco Peter Cohen, que mostram fortes imagens da eugenia racial e da arte censurada pelo regime hitlerista.

O cenário, de Marcio Meirelles, um manifesto de palavras, contribui para a força cênica juntamente com o figurino de Biza Vianna, a luz de Jorginho de Carvalho, a direção de movimento de Zebrinha, a música de Jarbas Bittencourt e a direção de vídeos de David Aynan.

Os atores Lázaro Ramos, Caco Monteiro, Frank Menezes, Harildo Déda, Hebe Alves, Rui Manthur e Stephane Bourgade, todos amigos e admiradores do trabalho de Cobra, emprestam suas vozes para a leitura em off de textos de apoio à cena.

 

Comprar Ingressos

Data

02 Dez 2021
Expired!

Hora

19:00

Localização

Teatro Firjan SESI CAXIAS
R. Artur Neiva, 100, Duque de Caxias - Rio de Janeiro




Março 2022
Maio 2022
Junho 2022
Agosto 2022
Outubro 2022
Novembro 2022
No event found!
Ver Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *