Avançar para o conteúdo

ObjetoCorpo no Centro Cultural Correios RJ

ObjetoCorpo no Centro Cultural Correios RJ

“ObjetoCorpo”

Marilou Winograd ocupa duas salas no Centro Cultural Correios RJ
com trabalhos recentes que colocam o corpo como objeto de pesquisa

“Em sua nova mostra, Marilou Winograd nos fala de um corpo cerebral, transcrito em imagens atávicas de um corpo objetificado em nossa memória. As imagens que apresenta não nascem de corpos reais, e sim de seus simulacros em tecidos, texturas, amarrados e sombras que deram forma à sua pesquisa escultórica nos últimos anos, também presente aqui, e que agora resultam em composições orgânicas que nos falam da verdade de um corpo registrado. Subconsciente”, afirma o curador Alexandre Murucci ao definir a nova individual da artista visual Marilou Winograd, “ObjetoCorpo”. Seus trabalhos recentes e inéditos ocuparão duas salas no 3º andar do Centro Cultural Correios RJ, no Centro, a partir do dia 7 de março. Na primeira, serão apresentadas nove fotocolagens em tecido, de 140x230cm (intituladas “Objeto Corpo”), dois backlights “CorpoemObra”, medindo 50x50cm, e um “ObjetoPele” de 70x500cm. Todos estes trabalhos são recentes, produzidos entre 2023 e 2024, e especialmente pensados para o espaço expositivo. Ocupa a segunda sala o grande site-specific “ObjetoCorpoemconstrução”, com cerca de 30 obras brancas ocupando todo o salão, além de três fotocolagens impressas em acrílico.
A produção da exposição é assinada por Carlos Bertão, com iluminação de Alê Teixeira, e estará aberta ao público até 20 de abril.

“Um gesto, um relevo, a cada relevo uma sombra, um volume. A cada volume um gesto, um toque, a cada toque uma pele, a cada pele uma memória, meu corpo. ObjetoCorpo. Estas duas frases sintetizam bem a essência deste meu novo trabalho”, diz a artista Marilou Winograd.

Saiba mais sobre Marilou Winograd
Nascida no Cairo, Egito, Marilou Winograd chega ao Brasil, no Rio de Janeiro, em 1960. Formada em Artes no CEAC (Centro de Arte Contemporânea), IBA (Instituto de Belas Artes) e EAV (Escola de Artes Visuais) do Parque Lage, no Rio de Janeiro, Brasil. Participou de exposições individuais e coletivas, congressos e seminários no Brasil e no exterior (1971/2024). É uma das curadoras do projeto Zona Oculta – entre o público e o privado, com 350 artistas mulheres (2004/2014), do projeto Acesso Arte Contemporânea, com 179 artistas visuais (2011/2024) e de várias coletivas, ocupações e convocatórias. Em 2004, publicou o livro “O Silêncio do Branco”, relato visual de sua viagem à Antártica, num contraponto com a sua obra. Entre os países onde já expôs, além do Brasil, estão: França (Paris), Alemanha (Berlim e Colônia), Argentina (Buenos Aires e Tucumã), Itália (Roma) e Portugal (Lisboa).

Serviço:
“ObjetoCorpo”
Abertura: 7 de março, quinta, das 16h às 19h
Visitação: de 8 de março a 20 de abril de 2024
Curadoria: Alexandre Murucci
Centro Cultural Correios RJ
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Salas B/C – 3º andar
Funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 19h
Entrada gratuita
Contatos Marilou Winograd: [email protected]/www.acessoartecontemporanea.com.br/ www.zonaoculta.com.br
Informações à imprensa
BriefCom Assessoria de Comunicação: Bia Sampaio: (21) 98181-8351/[email protected]

Data

07 Mar 2024 - 20 Abr 2024
Expired!

Hora

16:00 - 18:00

Localização

Centro Cultural Correios RJ
R. Visc. de Itaboraí, 20 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20010-976, Brasil
Abril 2024
Eventos não encontrados!
Ver Mais

Deixe um comentário