Exposição Achados e Perdidos na Galeria Movimento
A Galeria Movimento inaugura no dia 22 de outubro de 2025 a exposição “Achados e Perdidos”, do artista visual Paulo Vieira, com curadoria de Mauro Trindade.
Após sete anos de sua última exposição individual (Ponto Cego em 2018), Paulo apresenta 58 pinturas em técnica mista sobre papel e duas telas em acrílica. Seu trabalho se aprofunda no retrato e no autorretrato realizados com uma técnica e minuciosidade absoluta, para criar obras de grande impacto visual e que, ao mesmo tempo, nos obrigam a pensar em seus sentidos e dimensões estéticas.
“O rigor de sua produção se distancia do automatismo, enquanto questões esotéricas também são alheias ao exercício de clareza e concisão que realiza.” diz o curador Mauro Trindade. A pintura de Paulo Vieira vai muito além da mera ilustração ou descrição da História ou da Crítica de Arte. Ela trata da própria pintura, um pensamento pictórico que não necessita de outros argumentos além de si mesma.
Sobre o artista
Paulo Vieira tem no desenho uma prática diária e sua arte é inteiramente apegada ao próprio processo de descoberta e inquirição. Sua obra não se revela de maneira simples, pois traz imagens cuidadosamente articuladas em torno das ideias de isolamento, incomunicabilidade e vida interior.
Seus autorretratos, ou criptorretratos, como definiu o curador Mauro Trindade, apresentam seus personagens numa narrativa não linear, em universos atemporais e inquietantes.
Paulo nasceu em Manhuaçu, Minas Gerais, em 1966. Estudou na Escola de Belas Artes da UFRJ, onde teve aula com grandes nomes como Lygia Pape. Já apresentou individuais marcantes na Galeria Movimento e em centros culturais de Minas Gerais, como o Espaço Cultural Banco do Brasil e o Espaço Cultural Doctum. Participou ainda de coletivas em importantes instituições, como o Centro Cultural Justiça Federal e o Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro.
Serviço
Abertura: 22 de outubro de 2025 | 18h às 21h
Local: Galeria Movimento, Rua dos Oitis, 15 – Baixo Gávea
Período de exposição: 22 de outubro a 22 de novembro de 2025
Terça a sexta de 11h às 19h | Sábados de 13h às 17h
Entrada Gratuita









