Avançar para o conteúdo
O Espectador no Teatro Poeira

O Espectador no Teatro Poeira

ARIETA SEVERO, RENATA SORRAH, ANA BAIRD E ANDREA BELTRÃO

em

‘O ESPECTADOR’

Baseado na obra de Matèi Visniec ”O Espectador condenado à morte”
Direção e dramaturgia: Enrique Diaz & Marcio Abreu

Antes de tudo, ‘O Espectador’ é um espetáculo sobre celebração, encontros e reencontros. Seja através da reunião do quarteto formado por Marieta Severo, Renata Sorrah – juntas pela primeira vez em um trabalho –, Ana Baird e Andrea Beltrão, da reabertura do Teatro Poeira após o doloroso hiato da pandemia, ou ainda da direção conjunta de Enrique Diaz e Marcio Abreu. Motivados pelo retorno da experiência coletiva do teatro, o grupo foi buscar na obra do romeno Matèi Visniec a inspiração para esta montagem, que estreia dia 24 de junho.

Não à toa batizado de ‘O Espectador’, este espetáculo-encontro se completa com o público, cuja presença será celebrada e servirá de motor para toda a encenação, situada em um tribunal de júri. Em um jogo teatral entre palco e plateia, as quatro atrizes se revezam em personagens como advogados de acusação e defesa, juízes e testemunhas. O réu é um espectador, que não sabe do que está sendo acusado.

“Tudo nasce do encontro com público, é através disso que o julgamento toma forma e a peça se revela. Partimos do texto original e criamos uma composição dramatúrgica original, com fragmentos de outras obras e textos criados ao longo dos ensaios”, conta Marcio Abreu, que repete a parceria com Renata (‘Esta Criança’, ‘Krum’, ‘Preto’) e Andrea (‘Nômades’) e dirige pela primeira vez Ana e Marieta, responsável pela ideia original de encenar o texto de Matèi (‘O Espectador Condenado à Morte’).

Enrique Diaz, cujo diálogo com Marcio se iniciou no solo ‘Cine Monstro’ (2013), chama a atenção para as muitas referências que permeiam o trabalho: “existe algo do Teatro do Absurdo, com os jogos entre as atrizes e o público, além de momentos cheios de humor e também lirismo. A presença física, que está na base do teatro, é a chave que norteou todo o processo”, analisa o diretor, que tem no currículo montagens que ficaram conhecidas pelo flerte com a metalinguagem em diversos níveis.

Com o tribunal-tabuleiro armado e o julgamento iniciado, ‘O Espectador’ enfileira situações que dialogam com questões de nosso tempo, como os jogos de poder, as manipulações de imagens e informações, a Era do Cancelamento e da Pós-verdade, as famigeradas fake news, as questões identitárias e o apagamento das singularidades. Os diretores concordam que o espetáculo não oferece respostas, mas lança perguntas e articula reflexões ao longo das cenas.

Em um momento de desmonte do setor cultural e perseguição institucional aos profissionais da área, ‘O Espectador’ é também um trabalho que, fundamentalmente, propõe reafirmar a importância da arte e dos artistas em nosso tempo.

A potência do encontro teatral presencial é a grande estrela desse espetáculo criado a partir da reunião de artistas com um imenso acúmulo de bagagem pelos palcos, de origens e carreiras tão diversas e tão sólidas. ‘O Espectador’ é um convite para que o público celebre e compartilhe com as atrizes desta experiência única que é uma apresentação teatral e toda a beleza presente neste ato de comunhão.

Como sintetizava a personagem de Marieta Severo no palco do próprio Teatro Poeira em ‘Incêndios’ há poucos anos atrás: ‘não há nada mais lindo do que estar junto’.

O Espectador no Teatro Poeira

Quinta, Sexta e Sábado às 21h00, Domingo às 19h00

6 de Outubro a 27 de Novembro

Comprar ingressos.

Data

06 Out 2022 - 27 Nov 2022
Expired!
Teatro Poeira

Localização

Teatro Poeira
Teatro Poeira - R. São João Batista, 104, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Ingresso




Março 2022
Maio 2022
Junho 2022
Agosto 2022
Outubro 2022
No event found!
Ver Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *