Avançar para o conteúdo
Exposição de fotos exalta a beleza negra das raízes africanas à modernidade de Nave do Conhecimento do Engenhão

Exposição de fotos exalta a beleza negra das raízes africanas à modernidade de Nave do Conhecimento do Engenhão

Exposição de fotos na Nave do Conhecimento do Engenhão

Finalista do 1º Prêmio MTD de Fotografia Walter Firmo, a mostra ‘Narrativa de uma beleza’, de Sìmone Frãnsisco, que valoriza a cultura afro-brasileira e a estética fashion, tem a sua visitação prorrogada até o dia 4 de dezembro, na Nave do Conhecimento do Engenhão. Cliques, que dão destaque ao visagismo, são exibidos em telas de TV de 50″

Até o dia 4 de dezembro, o público tem a oportunidade de conferir o retrato da beleza negra de uma forma original, lançando mão da tecnologia, com cliques que transitam das raízes africanas à modernidade, sob as lentes da fotógrafa Sìmone Frãnsisco, na exposição “Narrativa de uma beleza”, que ocupa o salão da Nave do Conhecimento do Engenhão, no Engenho de Dentro, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. A exibição pôde ser vista, pela primeira vez, no Rio, em 2018, no Forte de Copacabana, e, em 2019, foi finalista do 1º Prêmio MTD de Fotografia Walter Firmo – Mais amor Por Favor, ficando em oitavo lugar na competição, com a foto da série “Sabedoria” (em anexo, imagem da senhora segurando um terço). Agora, quatro anos depois, está de volta, com o mesmo nome, mas totalmente repaginada, com fotos inéditas, que são expostas de maneira digital, através de telas de TV de 50”. A exibição, que é destaque do evento “Novembro negro: fomento à diversidade na Tecnologia” desde o dia 23 de novembro, está em cartaz de terça-feira a sábado, das 9h às 21h; e no domingo, das 9h30m às 16h30m. A entrada é gratuita.

Ao todo, são cerca de 20 fotos, explorando também o visagismo, com a intenção de valorizar a cultura afro-brasileira e exaltar a sua contemporaneidade. “A ideia é mostrar a beleza negra de um jeito que saísse do lugar comum, como algo novo e diferente, junto do visagista Willian Xavier, que foi quem fez as pinturas corporais à mão livre. Buscamos mostrar a Ancestralidade de uma forma inusitada. Como na foto da Escrava Anastassia, que usa pérolas em vez de mordaça na boca. Vamos valorizar a cultura afro-brasileira e exaltar a estética fashion, a beleza contemporânea, a beleza crua e um futuro suntuoso, em minha concepção”, define Sìmone.

“Gostaria de tocar (o público) de uma forma que vejam figuras como Anastassia, pretos velhos e curandeiros de uma outra maneira, outra roupagem, sem o preconceito embutido nas religiões de matriz africana”, diz ela, que já expôs um outro trabalho fora do Brasil. Em 2016 e 2017, levou a sua exposição “Cidade olímpica o Rio que se mostra”, para a Cidade do México e para a Argentina, respectivamente.

‘Narrativa de uma beleza’ é dividida em três movimentos:
Primeiro Ato: Ancestralidade – Resgata os rituais e as pinturas corporais tribais, tecidos coloridos, fumaças e o sincretismo religioso.

Segundo Ato: Melanina Movie – Prevalece a estética do soul music, um movimento intimamente associado às lutas do afro-americanos por seus direitos civis na década de 60; e o hip hop que se ramificou inclusive para o Brasil. Inspira-se em filmes e clipes dos anos 80 e 90. Com muita cor, jeans, fumaças e uma identidade black singular.

Terceiro Ato: Afrofuturismo – Traz a beleza de uma sociedade futurista suntuosa. “Aqui, não vamos precisar enxergar para ver e o sensorial ganha uma maior amplitude, mas sem perder toda a essência divinal presente nas raízes da sua formação no passado”, avalia Sìmone.

Sobre Sìmone Frãnsisco: publicações em revistas e sites
Já são 19 anos atuando na área da fotografia. Sìmone fez curso no SENAC, em 2003, e é pós-graduada em Fotografia, pela Universidade Unyleya (RJ). Estudou fotografia de moda em Milão (Itália), em 2014. A partir daí publicou vários trabalhos, com atores, através de agências. Emplacou fotos nas revistas Contigo!, TiTiTi, Minha Novela, Toda Teen, Atrevida, Quarentena Mag, Portfólio, Achei e, até mesmo, um editorial na italiana Lui Magazine. Além de sites e blogs, como Brazilian Male Models, Iphoto Channel, DNA Magazine e na Indian Male Model, na Índia.

Sìmone Frãnsisco ministra workshops de fotografia em seu estúdio e na Nave do Conhecimento do Engenhão, além de ter um curso online de fotografia de celular.

Serviço:

‘Narrativa de uma beleza’, da fotógrafa Sìmone Frãnsisco. Com o visagista Willian Xavier.
Até 4 de dezembro.
De terça-feira a sábado, das 9h às 21h. E domingo, das 9h30m às 16h30m.
Nave do Conhecimento do Engenhão – Rua Arquias Cordeiro 1.516, Engenho de Dentro.
Entrada: gratuita.

Data

23 Nov 2022 - 04 Dez 2022
Expired!

Hora

9:00 - 16:30
Nave do Conhecimento do Engenhão

Localização

Nave do Conhecimento do Engenhão




Fevereiro 2023
No event found!
Ver Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *