– Com esse novo teatro, a Fundação Cesgranrio reafirma sua convicção de que educação e cultura caminham de mãos dadas. Acreditamos que ambientes ricos em cultura são fundamentais para o desenvolvimento dos conhecimentos e aptidões humanas. Para estimular ainda mais a presença do público, inauguramos o espaço com espetáculos gratuitos e com classificação livre, ou seja, que possam podem ser assistidos por crianças, jovens e adultos. Esperamos contribuir também com a formação de plateias entre a população carioca, cuja ampla maioria não tem hábito de frequentar teatros – declarou o presidente da Fundação, Carlos Alberto Serpa.

Serpa diz ter convicção de que o Teatro permite vivenciar emoções marcantes e inesquecíveis, estimulando que as pessoas as incorporem, daí resultando a transformação de pessoas em cidadãos bem preparados, conscientes e participativos.

– Igualmente importante é apoiar e louvar a laboriosa classe teatral que, a despeito das dificuldades encontradas, consegue pôr de pé espetáculos fantásticos que confirmam, sem dúvida, o Teatro como arte pura, em uma cumplicidade entre um roteiro, a interpretação dos artistas e o ser humano a quem se destina. Acreditamos, por isso, no Teatro Brasileiro e o fazemos com convicção e determinação – ressaltou.

O espaço foi projetado pelo arquiteto Jorge Delmas, com consultoria do cenógrafo José Dias, professor da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).