Avançar para o conteúdo

Réveillon 2023 - Rio de Janeiro

Eventos não encontrados!

Virada do Ano 2024 RJ

Passagem do Ano - Rio de Janeiro

Réveillon 2023 - Rio de Janeiro

Nas praias do Brasil, pessoas costumam celebrar a chegada do ano-novo trajadas de branco e fazendo oferendas a Iemanjá.

  • No Rio de Janeiro, há queima de fogos e shows musicais ao longo de toda a orla marítima da cidade. A principal concentração, entretanto, ocorre na Praia de Copacabana. Na virada de 2011 para 2012, a queima de fogos em Copacabana durou 16 minutos e contou com cerca de 2 milhões de espectadores. Ainda na mesma festa, a cidade do Rio recebeu, do World Travel Guide, o prêmio de maior festa de réveillon do mundo.

véspera de Ano-novo, também chamada de réveillon (em francês pronuncia-se [ʁevɛjɔ̃]), termo da língua francesa que significa “reanimar”, “despertar”,[1][2] virada de ano,[3] ou passagem de ano[4] refere-se ao dia 31 de dezembro, precedente ao Dia de Ano Novo nos países que seguem o calendário gregoriano.

Na cultura ocidental, faz-se uma ceia no dia da véspera para se aguardar o ano que chega e, à meia-noite da passagem de 31 de dezembro para 1 de janeiro, faz-se uma queima de fogos de artifício.

Kiritimati (ou ilha Christmas), pertencente a Kiribati, e os países Samoa e Tonga são os primeiros a comemorarem a chegada do ano-novo devido ao fuso horário de 14 horas à frente da hora universal, enquanto que Samoa Americana é considerado o último local habitado a despedir-se do ano anterior, pois encontra-se onze horas atrasado em relação à hora universal