Avançar para o conteúdo

Um Tal Guimarães noTeatro Glaucio Gill

“Um Tal Guimarães”, peça inspirada em Guimarães Rosa,
tem apresentações no Teatro Glaucio Gill

Na peça, dirigida por Renan Monteiro e de autoria de Luiz Antonio Ribeiro, Vitor Peres interpreta, canta e cozinha em cena aproximando as pessoas da vida e obra do escritor mineiro.

E se Guimarães Rosa fosse um personagem inventado por ele mesmo? A partir dessa pergunta, a peça Um Tal Guimarães, que terá apresentações às quintas e sextas-feiras, de 11 a 26 de maio, no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana, constrói um universo poético-ficcional em que Guimarães Rosa se vê mergulhado ao lado de algumas de suas criações que buscam se vingar do autor por terem sido criadas tal como foram. Entre elas, o casal Riobaldo e Diadorim, de Grande Sertão Veredas; personagens dos contos de Sagarana, como Lalino Salathiel, Maria Rita, Sete-de- Ouros, o burrinho pedrês ou Augusto Matraga, até as figuras presentes em Primeiras estórias, como Darandina ou Tarantão, Brejeirinha ou Nhihinha.

A partir desse enredo desenvolvido pelo autor Luiz Antonio Ribeiro, o idealizador da peça e único ator em cena, Vitor Peres, revisita também as próprias memórias de sua infância vivida em um sertão mineiro esquecido de Rosa, ao mesmo tempo em que resgata a rica trajetória de um Guimarães Rosa “urbano”, recebedor de prêmios, como a cadeira de Imortal da ABL, resgatadas em relatos biográficos, entrevistas e matérias sobre o autor. “A ideia da peça nasceu há 20 anos. Tinha acabado de me mudar do interior de Minas e perdido meu avô, um senhor simples criado na roça que mal sabia ler, mas gostava de contar as histórias de suas andanças pela zona rural de Minas Gerais. Quando me deparei com a obra de Guimarães Rosa, enxerguei nas falas dos personagens algumas expressões e melodias usadas por meu avô. Me apaixonei por aquele universo que ia além do regionalismo”, conta Vitor.

O objetivo de Um Tal Guimarães é democratizar o acesso à cultura brasileira, despertando a curiosidade das pessoas acerca da vida de um dos escritores mais destacados da literatura mineira e brasileira, que influenciou grandes escritores dos territórios lusófonos, como José Luandino Vieira, em Angola, e Mia Couto, em Moçambique. E para promover uma experiência intimista ao público, detalhes como o cheiro de broa quentinha saindo do forno, preparada pelo próprio ator em cena, e os móveis pertencentes à casa da avó de Vitor foram cuidadosamente pensados pelo ator e pelo diretor, Renan Monteiro.

“A peça traz um olhar afetivo e de resgate às origens mineiras de Guimarães Rosa e do próprio ator. Nosso trabalho de pesquisa foi intenso para levar ao público uma imersão emocionante em tantos personagens, que poderiam ser eu, você ou qualquer outra pessoa que cruzasse o caminho do escritor”, conta Renan.

Um Tal Guimarães conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, da FUNARJ e do Teatro Glaucio Gill, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa/FUNARJ.

SERVIÇO:
UM TAL GUIMARÃES
APRESENTAÇÕES: 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de maio (quintas e sextas)
HORÁRIO: 20h
LOCAL: Teatro Glaucio Gill: Praça Cardeal Arcoverde, s/n, Copacabana, CEP 22040-030 – RJ
Telefone da bilheteria: (21) 2332-7904
Classificação livre
Duração do espetáculo: 1h20m
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Vendas pela internet: http://funarj.eleventickets.com

Data

11 - 26 Mai 2023
Expired!

Hora

20:00 - 20:00

Localização

Teatro Glaucio Gill
Teatro Glaucio Gill
Praça Cardeal Arcoverde, s/n - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, 22040-030, Brasil
Junho 2024
Eventos não encontrados!
Ver Mais

Deixe um comentário