Avançar para o conteúdo
QUEM CASA QUER CASA NO TEATRO CÂNDIDO MENDES

QUEM CASA QUER CASA NO TEATRO CÂNDIDO MENDES

AGENDA TEATRO CÂNDIDO MENDES

QUEM CASA QUER CASA NO TEATRO CÂNDIDO MENDES

QUEM CASA QUER CASA é uma comédia escrita por Martins Pena, em 1845. o texto de quase 200 anos ainda -e atual e seu humor aborda de forma sutil e extremamente divertida as controvérsias e confusões de uma família:
Fabiana, dona da casa, anda com os nervos a flor da pele pois seu filho Sabino casa-se e traz a esposa, Paulina, para dentro de casa pelo fato de não possui condições para manter uma casa. O irmão de Paulina, Eduardo, tinha como hábito visitar a irmã e a filha de D. Fabiana, Olaia, acaba apaixonando-se e casando-se com ele.
O Marido de D. Fabiana, Sr. Nicolau, só tem tempo de cuidar das coisas da Igreja, vê na carolice uma forma de fugir das responsabilidades familiares. Desta forma o caos se instala: Paulina quer ser a Dona da casa e por ser extremamente birrenta e dominadora tem o marido na palma da mão.
Eduardo não trabalha e passa o tempo a tocar rabeca, infernizando os ouvidos de D. Fabiana. Olaia passa o dia todo a ouvir os toques irritantes de seu marido e este irrita-se muito quando sua esposa não quer ser companheira de seus devaneios.

São brigas e confusões que só se resolvem quando a pedido de D. Fabiana o Sr. Anselmo providencia casa para seus filhos: Eduardo e Paulina.

Martins Pena, escritor do Romantismo Brasileiro, através do enredo de QUEM CASA QUER CASA denuncia a sociedade da época e mostra-se a sua visão da instituição família, que na maioria das vezes, é sempre tão conturbada.

Deixa-nos, ainda, a lição de que é preciso muita maturidade e experiência para se constituir uma família e uma vez constituída que cada um saiba assumir as suas responsabilidades no cerne da mesma.
Essa é a segunda montagem de um texto do Martins Pena pela Cia. Ação Contínua, pois seu humor é muito atual.

 

Comprar ingressos.

Data

08 Jul 2023
Expired!

Localização

Teatro Cândido Mendes
Rua Joana Angélica , 63, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Julho 2024
Eventos não encontrados!
Ver Mais

Deixe um comentário