Avançar para o conteúdo

“FURDUNÇO DO FIOFÓ DO JUDAS – UMA OPERETA POPULAR APIMENTADA POR MARINÊS” IRÁ CIRCULAR PELO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FURDUNÇO DO FIOFÓ DO JUDAS

Em 2024, a Cia Bagagem Ilimitada comemora nove anos de existência com muitos motivos para celebrar. Assistido por mais de 5 mil pessoas em seis temporadas no Rio de Janeiro, o premiado espetáculo “Furdunço do Fiofó do Judas – Uma Opereta Popular Apimentada por Marinês” volta em cartaz neste mês de junho em circulação pelos Teatros SESI, passando pelas unidades de CAXIAS (21), JACAREPAGUÁ (22), MACAÉ (27), CAMPOS (28) e ITAPERUNA (29).

Com dramaturgia do próprio grupo e direção de Jefferson Almeida, o musical foi indicado ao Prêmio de Humor – idealizado por Fábio Porchat – nas categorias de Melhor Peça, Melhor Texto e na categoria Especial pela introdução do repertório musical da cantora Marinês à dramaturgia, vencendo como Melhor Dramaturgia em 2020.

Carregado de brasilidade, o enredo viaja até o interior do Nordeste para contar a história de quatro mulheres, Adelina, Antônia, Francisca e Gumercinda, prostitutas e donas de um bordel que recebem a visita de um forasteiro que vai abalar as estruturas do cabaré.

Elas só não desconfiam que o sargento Malaquias de Jesus é o próprio Diabo, que aparece para roubar o coração das moças. As situações são apresentadas de maneira leve e cheia de borogodó, evocando o melhor da tradição teatral e cultural nordestina, onde o público vai reconhecer a exaltação à força da mulher batalhadora, os “quiproquós” e reviravoltas divertidíssimas. Há também a velha peleja entre o Coisa Ruim e Deus, que aqui no espetáculo é mulher e interpretada pela premiada atriz Vilma Melo, em uma toda poderosa participação afetiva em off. Para apimentar essa receita, PV Israel e Jacyara de Carvalho, intérpretes e responsáveis pela dramaturgia, resgataram o pioneirismo e o humor de canções imortalizadas na voz da pernambucana Marinês, a Rainha do Xaxado. Falecida em 2007, a cantora e compositora foi a primeira mulher a liderar uma banda de forró (Marinês e sua gente) e estourou em todo o país com a música “Peba na pimenta”, recheada de duplo sentido.

Esta e outras 23 canções gravadas por Marinês aparecem não como uma homenagem biográfica, mas para dar mais malícia à história passada em Fiofó do Judas. “A opereta é um desdobramento da ópera para o público popular. Como a gente tem uma opereta, que já é popular, mais popular ainda? Temos essa possibilidade de embarcar em todos aqueles assuntos que agrada a essa camada dita popular, que os faz rir, que está na ordem do dia, na ordem do dia-a-dia, que faz o trabalho leve, faz a vida respirar melhor”, conta Jefferson Almeida, intérprete de Malaquias e também diretor do espetáculo.

Sob a batuta da diretora musical Deborah Cecília, o elenco vai fazer o público se mexer na cadeira ao som de muito xaxado e baião. Furdunço do Fiofó do Judas é um espetáculo leve e divertido, que aborda temas relevantes sem deixar de fazer rir. “Subjetivamente e culturalmente, trazer o Nordeste para cá – uma pequena cidade fictícia e o que acontece nela – é falar do nosso Brasil, falar de um lugar que ainda está à margem, em várias camadas. Trazer mulheres como protagonistas, prostitutas… Por mais que leve que seja, estamos falando disso: de pessoas que precisam ser vistas. E valorizadas pelo que fazem. O teatro feito no seu mais simples que é era uma vez uma história de mulheres que vencem através da sua autoestima”, comenta Jacyara.

SINOPSE

A história conta a chegada do misterioso Sargento Malaquias de Jesus que muda a rotina do famoso cabaré administrado em regime igualitário por quatro damas arretadas. Um verdadeiro imbróglio se dá e promete sacudir as pilastras do céu, do inferno e do Furdunço! Em busca de uma declaração de amor, o capeta baixa a guarda e se deixa capturar pela própria armadilha. Será possível enganar o enganador? Qual será o fim dessa peleja? O espetáculo é feito com malícia, boa dose de encrenca e muito arrasta pé, embalado pelas icônicas canções interpretadas pela gigante “Rainha do forró”: Marinês.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Cia Bagagem Ilimitada (Jacyara de Carvalho e Pv Israel)
Direção / Colaboração dramatúrgica: Jefferson Almeida.
Direção Musical / Preparação vocal: Deborah Cecília
Assistente de direção: Clara Equi
Elenco: Cilene Guedes, Jacyara de Carvalho, Paula Sholl, PV Israel e Jefferson
Almeida. Stand-in – Estrela Blanco
Participação afetiva: Vilma Melo na voz de Deus.
Iluminação: Felipe Antello.
Cenografia: Taisa Magalhaes.
Figurino: Arlete Rua.
Visagismo: Paula Sholl.
Músico Ensaiador: Raphael Pippa.
Direção de palco/Camareiro: Júnior Israel.
Contrarregra: Jota Santos.
Consultoria de danças populares: Roberto Rodrigues.
Costureira: Rute Israel / D. Jandira.
Cenotécnico: Moisés Campos.
Logo: Alluan Lucas.
Designer gráfico: Davi Palmeira/@aquatro_
Sonorização: Gabriel Salci.
Operação de luz: Livs.
Microfonista: Ananda Amenta.
Estúdio: Musimundi
Músicos da base: Violoncelo – Pedro Izar; Piano e Sanfona – Tibor Fittel;
Violões – Debora Cecilia e Raphael Pippa; Percussão – Felipe Antello.
Assessoria de imprensa: Lyvia Rodrigues/Aquela Que Divulga
Produção Executiva: Jacyara de Carvalho / PV Israel / Malu Costa.
Coordenação de produção: Juliana Cabral.
Realização: Cia Bagagem Ilimitada.

SERVIÇO:

Furdunço do Fiofó do Judas – Uma Opereta Popular Apimentada por Marinês

Temporada: 21/06 a 29/06 de 2024
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 16 anos
Ingressos: R$30 inteira/R$15 meia-entrada
Venda online: site Sympla

PROGRAMAÇÃO:

DUQUE DE CAXIAS (21/06 – sexta-feira às 20h)
Onde: Teatro Firjan SESI CAXIAS
Endereço: Rua Artur Neiva, 100, Duque de Caxias/RJ

JACAREPAGUÁ (22/06 – sábado às 20h)
Onde: Teatro Firjan SESI JACAREPAGUÁ
Endereço: Avenida Geremário Dantas, 940, Jacarepaguá/RJ

MACAÉ (27/06 – quinta-feira às 20h)
Onde: Teatro Firjan SESI Macaé
Endereço: Alameda Etelvino Gomes, 155 – Riviera Fluminense Macaé/ RJ

CAMPOS (28/06 – sexta-feira às 20h)
Onde: Teatro Firjan SESI CAMPOS
Endereço: Av. Deputado Bartolomeu Lysandro, 862, Campos dos Goytacazes/RJ

ITAPERUNA (29/06 – sábado às 19h)
Onde: Teatro Firjan SESI ITAPERUNA
Endereço: Avenida Dep. José de Cerqueira Garcia,833, Itaperuna/RJ

Data

21 - 29 Jun 2024
Expired!

Hora

80 minutos
20:00 - 19:00
Categorias
Julho 2024
Eventos não encontrados!
Ver Mais