Skip to content
CARLOS MALTA E PIFE MUDERNO APRESENTA: O EXPRESSO VEM AÍ...

CARLOS MALTA E PIFE MUDERNO no Teatro Prudential

 

CARLOS MALTA E PIFE MUDERNO EM GIL 80! 200 ANOS ANTES DO EXPRESSO 2222. 
Carlos Malta e Pife Muderno em GIL 80! 200 anos antes do Expresso 2222 é uma obra inédita a ser lançada a partir de maio de 2022, deste aclamado grupo carioca fundado em 1994 pelo genial músico dos sopros Carlos Malta, que há quase três décadas se mantém ativo como um dos mais importantes e longevos projetos da música brasileira instrumental. 2022 é um ano muito especial, um ano para celebrar a vida e a obra do gigante, inigualável, ícone da Cultura brasileira, Gilberto Gil, que está vivendo uma múltipla comemoração. Os seus 80 anos de vida, os 50 anos de lançamento do seu álbum EXPRESSO 2222, divisor de águas na MPB que influenciou a obra de Malta, e este tempo presente que vivemos, exatos 200 anos antes do Expresso anunciado por sua poesia luminosa, ano em que Gil se torna oficialmente Imortal.

Para homenagear o ilustre aniversariante e celebrar datas tão significativas da sua trajetória, o grupo Carlos Malta e Pife Muderno gravou um álbum duplo baseado na obra de Gilberto Gil de todos os tempos. Carlos Malta, o mestre dos sopros, que tocou com Gil por alguns anos (2000 a 2004), ambos possuem uma grande admiração mútua, mergulhou na discografia do mestre para fazer a “pescaria”, a direção musical e os arranjos desse trabalho que marca o lançamento de uma obra inédita e histórica do seu grupo Pife Muderno.

O disco conta com mais de 25 músicas, entre versões completas e suítes, e mais de uma dezena de pequenos solos, interlúdios, somando ao todo 40 faixas. O trabalho tem o apoio e a participação especialíssima do próprio Gil, que, do alto de seu talento e generosidade, eternizou sua presença sonora em 08 faixas do álbum. A obra traz uma música inédita, Xamã Xapiri – Dança de apresentação – composta por Malta e Gil num improviso único, inspirado nos povos originários, que evoca a ancestralidade e a força da natureza. 
Yamandú Costa faz uma participação especial no disco, numa canção composta por Gil em homenagem a este genial violonista, que é antigo parceiro de som e amigo do grupo. A riqueza rítmica do Pife Muderno e da obra de Gil trazem uma explosão de diversidade e representatividade musical para o disco. É popular e erudito, é universal, afro, indígena, baião, xaxado, frevo, ijexá, samba, reggae, jazz, música de câmara, pop, soul… A sonoridade é arrebatadora e contagiante, pela própria natureza e excelência de todos os artistas envolvidos. E está mais Muderno do que nunca! Os arranjos também trazem uma camada sutil de base eletrônica de percussão com assinatura do grande Marcos Suzano que traz uma sonoridade nova e surpreendente ao som do grupo que tem a percussão como elemento protagonista, assim como os sopros.

O projeto é uma co-produção Carlos Malta Produções Artísticas e Gege Produções Artísticas. O disco foi gravado no Estúdio Palco, de Gil, em outubro de 2021, e conta com a presença de Oscar Bolão que, infelizmente, faleceu em fevereiro de 2022, sendo este o seu último registro musical com o grupo que nasceu já com a sua presença. Por ser o Bolão insustituível e por tantos outros motivos, o grupo decidiu seguir em frente com a formação de cinco músicos.

 

Comprar Ingressos.

Date

30 Jul 2022
Expired!

Time

20:00

Localização

Teatro Prudential
Rua do Russel, 804, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro




May 2022
August 2022
September 2022
October 2022
No event found!
Load More

Archives

No archives to show.

Categories

  • No categories

Leave a Reply

Your email address will not be published.