MARCOS ALMEIDA apresenta ESSA PELE MARCADA no Teatro Solar de Botafogo
MARCOS ALMEIDA no Teatro Solar de Botafogo
Cantor e compositor MARCOS ALMEIDA apresenta ESSA PELE MARCADA, dia 03 de dezembro, no Solar de Botafogo.
Essa Pele Marcada é um show, desenhado pelo cantor e compositor mineiro Marcos Almeida, sobre resiliência, transformação e esperança. Para ele seria impossível ignorar os dois anos de pandemia, as perdas tamanhas, o luto e todas incertezas que vivemos. Ele mesmo foi impedido de circular com a turnê do seu último disco, “Lá de Casa”. Mas, foi dentro desta obra que pinçou os versos que inspiram a retomada: “É lá de casa / essa pele marcada/ todo verso que te acalma / o som que vai te embalar”.
O figurino ganha destaque neste espetáculo, onde a luz, desenhada por Ricardo Lima (AnaVitoria, Tiago Iorc) é outro elemento de grande sensibilidade. A estilista Karen Brandoles, à frente da Passarela Alternativa, assina a icônica capa vestida por Marcos Almeida. Costurada por mulheres egressas do sistema prisional, a peça foi toda feita com retalhos de roupas que elas levaram para o ateliê em São Paulo. São fragmentos de suas próprias histórias que agora, finalmente livres, ganham novos significados.
Mais que uma reutilização criativa – a moda tem chamado isso de “upcycling” – a capa é um retrato do Brasil e dos brasileiros que aprenderam a transformar retalhos em obra arte. Representação visual perfeita para a obra deste compositor que trabalha dentro da viva tradição de música brasileira tecida na esperança. Essa Pele Marcada é Gil dizendo que a fé não costuma faiá. É Tom Zé, profetizando a felicidade que desaba sobre os homens. É o Vilarejo de Marisa Monte.
Marcos Almeida montou um repertório generoso, com os hits da jornada, entre eles, Vem Me Socorrer, Casa e De Manhã, os singles dos últimos dois anos, Em Parte, Respirar (para George Floyd), Conviver e Quando a gente voltar, além do álbum Lá de Casa (na íntegra) e as vibrantes Seguro Vou e Sê Valente. Uma super banda belorizontina, com Samuel Gomes no baixo, Rodrigo Leles, bateria, Matheus Barbosa, guitarra e Weslei Santos nas teclas, completa o time de artistas envolvidos nesse belíssimo show, capaz de renovar as forças da gente.