“Entre Penas e Plumas o Olho de Deus” com texto crítico de Anna Bella Geiger
A Galeria Movimento anuncia a abertura da exposição Entre Penas e Plumas, o Olho de Deus, individual da artista plástica Viviane Teixeira, no dia 3 de setembro de 2025.
Nesta nova série, a artista apresenta 17 telas inéditas em óleo sobre tela, que parecem querer se desgarrar do suporte – uma metáfora para a busca de liberdade e transcendência. Pássaros com garras e árvores desenraizadas ascendendo ao céu criam um diálogo visual que, como ressalta a artista Anna Bella Geiger em seu texto crítico, revela “uma solução estética desconhecida”. As pinceladas se transformam em penas e asas, evocando sentimentos que ressoam com o público e abordam questões profundas da existência contemporânea.
Viviane já deixou sua marca em exposições institucionais de destaque, como The Queen seated inside her castle – A sala do trono, no Paço Imperial, e The Queen seated inside her castle – A Rainha suplente, Cap. II, no Centro Cultural São Paulo. Sua produção também dialoga com referências como o grupo Outsiders, a busca por origens culturais em um mundo globalizado e a relação com a arte Naïf, em que as cores evocam emoções mais do que descrevem a natureza.
Sobre a artista
Viviane Teixeira vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formada em Pintura pela EBA-UFRJ e também pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage, sua obra se formaliza em desenho e pintura, construída em superfícies vigorosas que se revelam em uma nuance entre pintura e escultura.









