Avançar para o conteúdo

“Vinte”: Uma retrospectiva da carreira de Anderson Thives em sua Galeria Provisória, em Ipanema

“VINTE”
Uma retrospectiva da carreira de Anderson Thives em sua Galeria Provisória, em Ipanema

Anderson Thives celebra duas décadas de trabalho com a mostra “Vinte”, na sua Galeria Provisória – que acaba de completar um ano no coração de Ipanema -, reunindo um acervo de suas dez principais exposições: “Hollywood”, a primeira da carreira, que retrata o mundo das estrelas e filmes da famosa cidade; “Releituras”, como o próprio nome diz, onde ele apresenta uma nova roupagem em colagem de célebres obras de arte; ”Santo Forte”, que retrata o mundo dos santos e divindades; e as mais recentes, “OlhAr”, projeto idealizado na pandemia retratando personagens do cotidiano, e “Don’t Care Bear”, esta última também disponível em NFT, que estará sendo lançada oficialmente na ocasião. A série com os conhecidos “Ursinhos Carinhosos” que fizeram sucesso nos anos 90 ostenta mensagens pouco convencionais, marca registrada da irreverência dos trabalhos de Thives.

“São mais de 25 exposições autorais e temáticas nesses vinte anos. Tive que escolher, entre todas, as dez mais significativas para mim, e que na galeria estão setorizadas e autoexplicativas. Isso tudo, para aqueles que me conhecem desde o início, em minha galeria no Cassino Atlântico, até para pessoas que entram hoje em dia só por curiosidade na Galeria Provisória”, diz o artista.

“Vinte” conta ainda com diversas instalações artísticas e instagramáveis, no espaço com cerca de 300 metros quadrados, pertencente à família da arquiteta Aline Araújo, parceira de Thives no projeto. Mais de 100 obras estarão expostas, entre originais e impressões assinadas e numeradas, a maioria disponível para venda.

“Peguei emprestado algumas obras minhas com amigos e colecionadores, assim como fiz impressões para poder contar essa história seguindo uma cronologia. Seria muito difícil se não fosse assim, pois são mais de mil obras durante toda a minha trajetória e muitas se encontram em galerias pelo mundo ou foram adquiridas por clientes que não saberia como encontrar”, completa o artista.

Sobre a Galeria Provisória
Com a ideia inicial de reunir arte, moda, música e muita diversão, a Provisória acabou ocupando seus dois andares e o mezanino, se consolidando como celeiro para divulgar novos talentos de diversas nacionalidades. Hoje, dispõe de nichos instagramáveis que reproduzem um jardim sensorial – com direito a cheiro de floresta e canto de pássaros, inclusive – e instalações imersivas. O mezanino, ou o “Céu” como foi batizado, reproduz cômodos desconstruídos de uma casa (cozinha, quarto, banheiro e sala), um convite à reflexão interna de cada um. A galeria também foi palco de lançamento de livros e revistas, desfiles e utilizada como ateliê promovendo interações in loco com o público, que pode acompanhar em tempo real as criações de alguns artistas, como Miguel de Sender, o grafiteiro Andrea Brandani e o próprio Thives.

Sobre Anderson Thives
Anderson Thives é um dos únicos artistas brasileiros a trabalhar exclusivamente com colagem, em uma técnica que consiste em juntar milhares de quadrados de papel (em torno de cinco mil recortes por metro quadrado) nas mais variadas cores, tons e tamanhos, retirados de revistas e catálogos para formar as imagens. Com uma grande influência da Pop Art, além de artistas como Pablo Picasso, Andy Warhol, Tom Welsseman e Richard Hamilton, com seu estilo e gosto pela cultura das imagens, específica, direta e fácil de assimilar, o artista retrata através de suas colagens toda sensibilidade, expressão e impacto formado por uma técnica pouco convencional.
Sempre coloridas, alegres e vibrantes, suas obras podem ser vistas em diversos museus e galerias do mundo afora, pois Thives também é representado pela Abraham Art, situada na Holanda, uma das maiores distribuidoras de galerias. Em Paris, depois de trabalhar com duas renomadas galerias da cidade luz e fazer a maior art fair na Bastille, em 2015 o artista fixou uma nova galeria que leva seu nome, em Rueil-Malmaison, situada ao lado do Jóquei Clube de Paris. Nos Estados Unidos, fez exibições em San Francisco e Nova York, com grande sucesso, e desde 2016 faz parte do coletivo GAB Gallery, em Wynwood District. Entre seus clientes, nomes conhecidos como os empresários Eike Batista e Ricardo Amaral, os escritores de novelas Cristianne Fridman e Rui Vilhena, as atrizes Cláudia Raia, Juliana Paes, Lilia Cabral, Regina Duarte, Deborah Secco, Claudia Abreu, Letícia Spiller, Carol Castro, Emanuelle Araújo, Viviane Pasmanter, Leandra Leal, Paloma Bernardi, a socialite Narcisa Tamborindeguy, o músico Tico Santa Cruz, passando pelas cantoras brasileiras Ivete Sangalo, Anitta, Vanessa Da Mata, Preta Gil e Ana Carolina, o cantor sírio-Libanês Mika, a pop star Madonna, e, mais recentemente, Mark Zuckerberg, criador do Facebook, só para citar alguns.

Serviço:
“VINTE” – artista plástico Anderson Thives comemora 20 anos de carreira
Abertura: dia 30 de março, das 16h às 21h.
Visitação: de 31 de março a 16 de abril de 2023
Local: Galeria Provisória
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 284 – A, Ipanema.
Funcionamento: segunda, das 12h às 19h; de terça a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 13h às 19h
Contatos: @galeriaprovisoria/@andersonthives
Assessoria de imprensa: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio
(21) 98181-8351/[email protected]

Data

30 Mar 2023 - 16 Abr 2023
Expired!

Hora

16:00 - 19:00
Março 2024
No event found!
Ver Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *