Avançar para o conteúdo

UMA NOVA ONDA no Theatro Municipal de Niterói

UMA NOVA ONDA no Theatro Municipal de Niterói

Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do edital Retomada Cultural RJ 2, Arte Cinco e Máquina Cultural

apresentam:

UMA NOVA ONDA

no Theatro Municipal de Niterói

domingo, dia 23 de abril, às 16h

 

Imagens: https://youtu.be/ugPw1G9EZF4

Crédito: Renato Mangolin

Espetáculo circense com Eduardo Andrade como o Palhaço cientista Dudu, direção artística de Gustavo Paso e direção musical de Eduardo Lyra, o espetáculo traz um olhar atualizado sobre o meio ambiente

Contemplado pelo Edital Retomada Cultural RJ 2, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, o espetáculo circense ‘UMA NOVA ONDA’ tem criação e atuação de Eduardo Andrade, como o Palhaço cientista Dudu, direção artística de Gustavo Paso e produção de Joana Damazio.

Este solo, para o público de todas as idades, marca o retorno do Palhaço cientista Dudu, personagem criado na década de 80, à cena após cinco anos distante dos palcos, desde as últimas apresentações de “O Esquecimento Global”, seu espetáculo anterior. Eduardo Andrade, com 37 anos de palhaçaria, é também professor e doutor em design e assina o cenário, os adereços, os bonecos e o figurino da peça.

Partindo da premissa de que colocar conhecimento antigo em um novo contexto gera novos conhecimentos, unida à urgência em abordar os problemas ambientais, sanitários e de saúde pública que assolam o mundo, o Palhaço Cientista Dudu retoma alguns dos principais temas do seu repertório, mas agora atravessado pelos impactos causados pela pandemia da Covid-19. Associando conhecimento, sustentabilidade, ecologia e diversão, ‘UMA NOVA ONDA’ trata de assuntos sérios, urgentes e atuais, de forma descontraída, buscando resgatar, com pitadas de ironia e irreverência, um pouco da ludicidade infantil.

“Unindo circo, artes plásticas, teatro de bonecos e muita diversão, Dudu o palhaço cientista está de volta com uma retrospectiva de suas pesquisas ambientais ao longo dos últimos trinta anos. Uma viagem no tempo para entendermos como chegamos até aqui e como podemos pensar o mundo sob o olhar de uma nova onda de prosperidade e cuidado com o meio ambiente”, explica o ator Eduardo Andrade, o palhaço Dudu.

Esta aula-espetáculo é uma imersão no mundo maravilhoso dos sonhos e da imaginação, o mundo da infância, que tanto tem a ensinar às crianças de todas as idades.

No decorrer do espetáculo, Dudu oferece uma oficina demonstrativa de confecção do boneco mascote Albert Einstein, feito a partir do reaproveitamento criativo de resíduos sólidos. Trata-se de uma demonstração simplificada do processo de construção de bonecos com o uso de resíduos plásticos, como embalagens de PET e PVC, fruto do mestrado do designer Eduardo Andrade na PUC-Rio, onde o artista também atua como pesquisador do LInC – Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos da PUC-Rio.

Em ‘UMA NOVA ONDA’, o Palhaço cientista Dudu une circo, teatro e artes plásticas para contar histórias e observações a partir do seu olhar sobre o planeta Terra, mostrando não só algumas fantásticas descobertas da humanidade, mas também as consequências do progresso tecnológico, além de abordar a ciência e a relação do homem com a natureza. Aos espectadores é feito um convite à reflexão sobre a necessidade de uma atitude consciente e responsável com o meio ambiente.

O texto tem autoria de Eduardo Andrade e Gustavo Paso, parceiros de longa data na criação e confecção de adereços e cenários para os espetáculos de Paso, mas trabalhando pela primeira vez juntos na dramaturgia de um projeto de Andrade.

Com desenho de luz de Djalma Amaral, trilha sonora de Eduardo Lyra e consultoria de conteúdo de Thelma Lopes, jornalista, escritora, atriz e pesquisadora especializada na interação entre arte e ciência, ‘UMA NOVA ONDA’ promete mexer com a cabeça do espectador.

Como estaremos vivendo daqui a 10 anos? Qual o legado que deixaremos para nossos filhos? São reflexões a serem debatidas, e ninguém melhor do que o palhaço para levar esses assuntos ao público. O palhaço suaviza a abordagem sem perder o foco principal, que é levantar a reflexão sobre assuntos sérios, com o objetivo de provocar mudanças e ações efetivas e positivas.

SINOPSE

Lúdico e educativo, ‘UMA NOVA ONDA’ vai levar o público a uma viagem no tempo para entender os principais assuntos relacionados à vida no planeta Terra e mudar a sua maneira de existir no mundo.

Desde o momento em que nascemos, nos tornamos seres responsáveis pelas consequências das nossas escolhas e atitudes. Questões climáticas, como o aquecimento global, a produção incessante de bens de consumo, as conquistas espaciais, a degradação do meio ambiente, a pandemia da Covid-19 e os importantes avanços da ciência fazem parte do mundo em que vivemos. São temas atuais e de extrema pertinência que precisam ser debatidos.

O espetáculo convida os espectadores, de forma divertida, a refletirem sobre a necessidade de uma atitude consciente e responsável com o meio ambiente, a preservação do nosso planeta e da própria espécie humana.

Unindo Circo, Teatro, Música e Artes Plásticas, o Palhaço Dudu faz de suas apresentações verdadeiras aulas de conhecimento e irreverência.

Vem aí ‘UMA NOVA ONDA’!

Crédito: Renato Mangolin

SERVIÇO

Dia 23 de abril de 2023 | domingo

Horário: 16h

Local: Theatro Municipal de Niterói

Rua Quinze de Novembro, 35, Centro, Niterói – RJ

Telefone: 21 3628-6908

Preços: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Ingressos: Sympla e na bilheteria do teatro

https://bileto.sympla.com.br/event/81573

Capacidade: 384 lugares

Gênero: Circo

Categoria: Infanto juvenil

Classificação: LIVRE

Duração: 50 minutos

 

FICHA TÉCNICA

Criação e atuação: Eduardo Andrade

Direção artística: Gustavo Paso

Texto: Eduardo Andrade e Gustavo Paso

Consultoria de conteúdo: Thelma Lopes

Iluminação: Djalma Amaral

Direção Musical: Eduardo Lyra

Cenário, adereços, bonecos e figurino: Eduardo Andrade

Voz da “Alexa”: Luciana Fávero

Programação visual: Danielle Martins

Ilustração: Eduardo Andrade

Fotografia: Renato Mangolin

Assessoria de imprensa: Luiz Menna Barreto

Contrarregragem: José Arthur Carneiro

Montagem e operação de luz: Dum Marino

Gravação voz da “Alexa”: Estúdio Several Sounds

Edição de áudio: Eduardo Lyra e Lula Montagna

Operação de som: Eduardo Lyra

Confecção de cenário: Eduardo Andrade, Marcely Soares, Djavan Costa e Regivaldo Moraes

Confecção de adereços: Eduardo Andrade e Marcely Soares

Costura: Espaço Nice

Assistência de produção e Redes sociais: Flávia Brasil

Consultoria financeira: Rodrigo Gerstner

Administração financeira: Joana Damazio – Máquina Cultural

Direção de produção e Produção executiva: Joana Damazio – Máquina Cultural

Realização: ARTE CINCO

Patrocínio: Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ 2

 

Instagram: @duduarte5

Facebook: @eduardoandradedudu

 

Assessoria de imprensa: Luiz Menna Barreto ( [email protected] / 21 99872-5534)

Produção: Joana Damazio ([email protected] / 21 98381-7126)

Crédito: Renato Mangolin

EDUARDO ANDRADE, diretor da Arte Cinco Produções Artísticas e Culturais, nasceu em Belo Horizonte em 1964.

Formado em Desenho Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial (UERJ) em 1987, mestre e doutor em design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007/2018 respectivamente). Foi professor do curso “Arte, Educação e Introdução à Orientação Universitária” (2014 a 2020) para alunos especiais nessa mesma instituição, onde também lecionou como professor colaborador no departamento de Artes e Design durante dez anos. É pesquisador do LInC – Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos, laboratório de Pesquisa vinculado ao Programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio. sob coordenação da professora Jackeline Farbiarz.

Na PUC-Rio desenvolve pesquisa de utilização de resíduos plásticos na construção de bonecos e objetos educativos, tendo uma de suas pesquisas documentada no livro “Design para uma educação inclusiva” no capítulo “Design e Educação: objetos de ensino-aprendizagem potencializando inteligências múltiplas” (2016).

É também ator, cenógrafo, aderecista, artista plástico e palhaço profissional desde 1988. Membro da primeira formação da Intrépida Trupe (1986-1990) e do grupo Irmãos Brothers, onde atuou de 1994 a 1998, ambos os grupos de reconhecida importância no cenário cultural brasileiro e documentados no livro de Antônio Torres: “História Visual do Circo Brasileiro”, FUNARTE (1998).

O Palhaço Dudu está também documentado nas seguintes publicações:

– “1o Catálogo Carioca de Teatro de Rua e Circo Contemporâneo”, organização de Alice Viveiros de Castro, 2003

– “O Elogio da Bobagem: Palhaços no Brasil e no Mundo”, Alice Viveiros de Castro, 2005

– “2o Catálogo Livre Cultura Infância”, organização de Karen Acioly, 2013

– “Palavra de Palhaço”, organização de Ana Achcar, 2016

GUSTAVO PASO, diretor artístico; Atualmente um dos principais nomes do teatro, premiado não só como diretor artístico, mas também como cenógrafo e dramaturgo. Fundador da premiada Cia Teatro Epigenia, com 22 anos de atividades. Indicado em 2022 ao Prêmio Cennym de Teatro Nacional, na categoria Melhor Direção por O Alienista, espetáculo que recebeu mais 16 indicações além de dramaturgia e cenário, que também são da criação de Paso. Em 2018, foi indicado aos prêmios Shell/SP e APCA por sua direção em Hollywood. Em 2019 indicado além de diretor, como dramaturgo por Casa Caramujo, espetáculo que também foi indicado em 20 outras categorias e premiações.  Em 2017 foi indicado por Race no Prêmio Aplauso Brasil, espetáculo que também ganhou como melhor espetáculo de SP, além da indicação no Prêmio Shell RJ. Em 2016, foi indicado por Oleanna no Prêmio Aplauso Brasil que também ganhou como melhor espetáculo de SP, além de outras indicações. Dirigiu peças como “EM NOME DO JOGO” com Marcos Caruso e Erom Cordeiro; “GARAGEM” texto e cenário também de sua criação, espetáculo que tinha 9 carros em movimento em cena, realizado em um espaço de 1200 metros quadrados; entre outras mais 20 produções.

Comprar Ingresso.

Data

23 Abr 2023
Expired!

Hora

16:00

Localização

Theatro Municipal de Niterói
Theatro Municipal de Niterói
Rua Quinze de Novembro, 35, Centro, Niterói - RJ

Deixe um comentário