
TERRA DESCE NO CC OI FUTUTO
TERRA DESCE NO CC OI FUTUTO
O espetáculo Terra Desce, que narra a trajetória do primeiro europeu a assumir a paternidade de um filho com uma indígena Maracajá, chega aos palcos do Futuros – Arte e Tecnologia no dia 3 de agosto. A peça, uma realização da companhia teatral Aquela Cia, fica em cartaz até 17 de setembro, de quinta a domingo, e tem patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio cultural do Oi Futuro.
A história de Terra Desce acompanha o marinheiro português João Lopes, exilado no Brasil como punição por traficar machados para indígenas e considerado um traidor dos europeus. Ele estabelece contato com a aldeia Maracajá, na Ilha do Governador, e se relaciona com uma indígena, com a qual tem um filho. Este fato é considerado o primeiro registro de mestiçagem entre um homem europeu e uma indígena.
Quatro anos depois, uma embarcação espanhola chega ao Brasil, rouba toda madeira (Pau-Brasil) e leva João Lopes com eles. O marinheiro volta para a Europa, mas depois tenta retornar ao Brasil para rever o filho. “João consegue retornar nas caravelas de Fernão de Magalhães, uma vez que ele sabia que a expedição passaria pelo Brasil. Convence a expedição a parar no Rio de Janeiro para abastecer, pegar mantimentos, mesmo depois de ter parado em Salvador, e ficam por duas semanas na cidade. Nessa parada, ele reencontra o filho e resolve levá-lo para a Europa”, explica o diretor Marco André Nunes, que destaca que a ideia da peça surgiu a partir do estudo de outro espetáculo da Cia, Guanabara Canibal, de 2017.