SESC NITERÓI APRESENTA ENCRUZA NESTA SEXTA-FEIRA, 10 DE OUTUBRO
SESC NITERÓI APRESENTA ENCRUZA NESTA SEXTA-FEIRA, 10 DE OUTUBRO
“Encruza” continua em circulação pelo Sesc Pulsar 2025, desta vez será no Sesc Niterói, no dia 10 de outubro (sexta-feira), às 19h, e na sequência em outras cidades fluminenses, incluindo a capital. A proposta é quebrar paradigmas e estereótipos e propor reflexões sobre preconceito.
Quatro homens pretos, entre 40 e 60 anos, LGBTQIAPN+, trazem suas vivências para o centro da discussão numa encruzilhada.
O Sesc Niterói @sescniteroi recebe no dia 10 de outubro (sexta-feira), às 19h “Encruza”. Depois do sucesso da estreia da temporada no Sesc São João, em São João de Meriti, no Café Concerto do Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis, e no Sesc Barra Mansa, é a vez dos niteroienses conhecerem o espetáculo. Com Dramaturgia e Direção de Eder Martins de Souza e composições coreográficas de Betho Pacheco e Luiz Monteiro, no palco, além deles três, o ator convidado Zéza. A montagem traz à cena a narrativa de quatro homens pretos de diferentes comunidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, idades e personalidades distintas, que se encontram em uma encruzilhada física e psicológica diante de sentimentos, caminhos e decisões ambivalentes. A peça, além do teatro, trabalha a linguagem da dança. Em todas as apresentações do espetáculo “Encruza” têm intérpretes de Libras.
“Encruza” mostra o quanto a arte é uma das ferramentas mais potentes no combate ao preconceito e à intolerância. Após a bem sucedida apresentação no Sesc Barra Mansa @sescbarramansa, em Niterói o espetáculo chega à metade de sua temporada e segue em circulação por mais cidades incluindo a capital.
Acompanhe as próximas datas: Sesc Nova Friburgo @sescnovafriburgo no dia 11 de outubro (sábado), às 20h, a tão aguardada apresentação na capital será no Sesc Madureira @sescmadureira, no dia 18 de outubro (sábado), às 15h. Na sequência, ainda temos o Sesc Campos @sesccampos, no dia 24 de outubro (sexta-feira), às 19h. E encerrando a temporada, a apresentação acontecerá no Sesc Teresópolis @sescteresopolis no dia 14 de novembro (sexta-feira), às 19h30. As datas e horários podem sofrer alterações. Confira sempre a programação em nosso perfil no Instagram: @encruza.espetaculo
O projeto Encruza 2025 é realizado através do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, iniciativa do @sescrio que incentiva a produção artística e cultural em suas diversas manifestações.
SINOPSE
Quatro homens desconhecidos se encontram na encruzilhada da Rua Adinkra com a Rua Sankofa e descobrem algo em comum entre eles. Cada um tem um encontro marcado naquela encruza por motivos diferentes, mas o nome da pessoa quem eles esperam é o mesmo. Coincidência, sincronicidade, destino ou charada? Enquanto esperam, passado, presente e futuro se aglutinam à medida que compartilham sentimentos, desafios e reflexões acerca de suas identidades e trajetórias.
Venham encontrar com a gente nesta travessia cênica entre caminhos, escolhas e encontros!
O espetáculo tem duração de 80 minutos e classificação indicativa de 16 anos.
SOBRE OS ATORES:
BETHO PACHECO:
Betho Pacheco é um dos idealizadores, atores, coordena e cria as coreografias junto com o Luiz Monteiro e participou de todas as temporadas. Betho é Negro, Ator, Bailarino, Coreógrafo, Produtor Cultural, formado pelo Teatro Brasileiro de Dança (TBD-SP) e Ator pela Escola de Artes Dramáticas Emílio Fontana-SP. Ele é Arte Educador pela Universidade São Judas Tadeu. Possui Especialização em Gestão Cultural na Firjan, Especialização em Gestão de Pessoas no Terceiro Setor, no IBMEC, Produção Executiva de Shows e Eventos na IATEC e Organizador de Eventos na Faculdade Senac RJ. O artista é um dos fundadores do Coletivo Negraação de Dança Negra Contemporânea. Foi Coordenador de Projetos Especiais e Artístico do Grupo Cultural AfroReggae, onde iniciou seu trabalho de pesquisa do movimento e iniciação a Dança Negra Contemporânea com o Grupo Makala, no qual é diretor e coreógrafo desde 2002. Em 2022 e 2023 foi Preparador corporal e coreógrafo das peças teatrais “Um Muriqui Aqui” e “Um Muriqui Acolá” direção Max Nunes e “Quilombo Memória”, direção de Eduardo Silva, produções realizadas em São Paulo. No teatro atuou em diversas peças e musicais tendo como diretores Sérgio Brito, Jorge Fernando, Renato Vieira, Charles Nelson e João Carlos Ramos. Inúmeras participações em programas, minisséries e novelas na TV também fazem parte da sua trajetória.
LUIZ MONTEIRO
Luiz Monteiro é um dos idealizadores, atores, coordena e cria as coreografias junto com o Betho Pacheco e participou de todas as temporadas. Luiz é Negro, Bailarino, Corégrafo e Ator. É Mestre em Administração, Pós-graduado em Dança e Consciência Corporal, Diretor Teatral, Professor e Pesquisador de Danças Negras Contemporânea. Integrante do Coletivo Negraação de Dança/RJ e do GT de Trabalho Corpo e Ancestralidade da UFRJ. Foi Gestor do Centro Cultural Terreiro Contemporâneo, Bailarino, Diretor da Companhia de Dança Afro Primitivo do RJ. Integrou a Companhia Rubens Barbot Teatro de Dança como Coreógrafo, Pesquisador e Bailarino desde 1990, onde participou dos espetáculos “Suspeito Silêncio” (1990), “Três Estudos Coreográficos” (1993), “Dança Naná” (1994), “Orixás – Reino do outro Mundo” (2008), “Um Rio de Janeiro a Janeiro” (2013), “Tempo” e “Nascimento” (2013), “Signos” (2014), “Arthur–Ensaio primeiro” (2017 a 2019) e remontagem de “Dança Naná”. Como Diretor e Coreógrafo da Companhia L2C2 – Teatro e Dança, fez “Cores da Margem”, 2015. Diretor dos espetáculos: “Os Desertos de Laíde” e “Carolina de Jesus, uma voz soberana” (2017). Ator, Coreógrafo, e Dançarino do espetáculo “Dulce, Íya Mi” (2018). O artista tem feito ao longo da carreira, diversos cursos de Dança e Teatro com profissionais do Rio de Janeiro, Pernambuco, Salvador, Senegal, Montreal, Congo e França.
EDER MARTINS DE SOUZA
Eder Martins de Souza é Negro, Ator, Preparador de elenco, Arte Educador e está à frente da direção e dramaturgia de “Encruza”. Eder é um dos idealizadores do espetáculo junto com Betho Pacheco e Luiz Monteiro e participou de todas as temporadas. Ele iniciou nas Artes Cênicas aos nove anos de idade em um curso livre de Teatro do SESI e aos 16 anos viveu o personagem Candinho na novela “Caça Talentos”, da TV Globo (1997/1998). Começou seus estudos sobre as técnicas de atuação “Chekhoviana” na escola: Michael Chekhov Brasil em 2016, com Hugo Moss e Thais Loureiro e se mantém em frequente pesquisa e difusão da técnica. No Teatro fez os espetáculos: “Uma Revolução dos Bichos”, direção de Bruce Gomlevsky, “Canto Negro”, dirigido por Luiz Fernando Lobo na Companhia Ensaio Aberto, “A Lenda do Sabiá”, com a direção de André Arteche, e “Os Intolerantes”, peça escrita por Carla Faour e direção de Henrique Tavares. No período de 2011 a 2019, integrou a Companhia Rubens Barbot Teatro de Dança, com os espetáculos: “Nascimento, Arthur – Ensaio Primeiro”, “Dança Naná”, “Signos”, “Um Rio de Janeiro a Janeiro”, entre outros. Na TV atuou em diversos trabalhos como: A novela “Vai Na Fé” (Tv. Globo), “O Jogo que Mudou a História” a última temporada de “Cidade dos Homens” (séries, ambas na Globoplay) e Bela, a feia (Tv. Record). Foi Diretor Assistente em “Os Desertos de Laíde”, direção de Luiz Monteiro e “Dulce – Iyá Mi”, com direção de Tatiana Henrique, onde também foi Preparador de Elenco.
ZÉZA – ATOR CONVIDADO
Zéza é nosso muito bem vindo ator convidado totalmente junto e misturado, que veio somar ao espetáculo “Encruza”. Ator, Cantor, Compositor, Dramaturgo, Diretor Musical e Poeta. Pessoa LGBTQIAPN+, formado em Arte Dramática pela ETE Martins Penna e trabalhou com cias de Teatro como Armazém Companhia de Teatro, Multifoco Companhia de Teatro e Contágio Coletivo. Ele também já trabalhou como Preparador Vocal de cias como Multifoco Cia de Teatro, Os Arteiros (CDD) e Cia Abraço da Paz (Tabajaras), além de outros artistas, cantores e atores. Como compositor, alguns singles já podem ser encontrados em todas as plataformas. É Ator, Compositor e Dramaturgo da peça “A Casa de Hugo Ivo”, que esteve em cartaz no CCBB RJ entre julho e agosto de 2024.
FICHA TÉCNICA:
ESPETÁCULO “ENCRUZA” – TEMPORADA 2025 – CIRCULAÇÃO SESC PULSAR 2025
Elenco: Betho Pacheco, Eder Martins de Souza, Luiz Monteiro e Zéza (ator convidado)
Dramaturgia e Direção: Eder Martins de Souza
Coreografias: Betho Pacheco e Luiz Monteiro
Figurino e Cenografia: Wanderley Gomes
Programador de Luz: Hebert Said
Operadores de Luz: Hebert Said e Hud Figueiredo
Trilha Sonora e Operação de Som: Adílson Junior
Operador de som: Olúwa Ujútùú
Produção Executiva: Phaedra Lessa
Assistente de Produção: Marcos Carolinno
Assessoria de Imprensa: Christine Keller Comunicação, Produção & Consultoria
Redes Sociais: Christine Keller Comunicação, Produção & Consultoria
Programação Visual e Vídeo: Cezar Camboim
Fotografia: Matheus Monteiro
Realização: Cia Encruza de Teatro e Dança
Apoio: Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena – ETETMP/FAETEC, Instituto Efeito Urbano e Dreads & Looks
SERVIÇO:
Espetáculo “Encruza”
Circulação Sesc Pulsar 2025
Elenco: Betho Pacheco, Eder Martins de Souza, Luiz Monteiro e Zéza (ator convidado)
Redes Sociais do espetáculo “Encruza”:
Instagram: @encruza.espetaculo
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=61571288933331
Data: 10 de outubro (sexta-feira), às 19h
Local: Sesc Niterói @sescniteroi
Endereço: Rua: Padre Anchieta, nº 56 – Centro, Niterói – RJ
Ingressos:
Os ingressos de cada unidade são liberados na semana do espetáculo na própria unidade do Sesc onde será apresentado e há tolerância de até 15 minutos após o início das apresentações.
Classificação Indicativa: 16 anos. Menores de idade acompanhados de um dos responsáveis.
AGENDA OUTROS SESC:
OBS: As datas e horários podem sofrer alterações.
– 11 de outubro (sábado), às 20h, no Sesc Nova Friburgo @sescnovafriburgo
Endereço: Av. Pres. Costa e Silva, nº 231 – Centro, Nova Friburgo – RJ
– 18 de outubro (sábado), às 15h, no Sesc Madureira @sescmadureira
Endereço: Rua: Ewbanck da Câmara, nº 90 – Madureira, Rio de Janeiro – RJ
– 24 de outubro (sexta-feira), às 19h, no Sesc Campos @sesccampos
Endereço: Av. Alberto Torres, nº 397 – Centro, Campos – RJ
– 14 de novembro (sexta-feira), às 19:30, no Sesc Teresópolis, @sescteresopolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, nº 749 – Várzea, Teresópolis – RJ









