Avançar para o conteúdo

Sesc de Niterói e São Gonçalo recebe “Poracê – O Outro de Nós” no próximo fim de semana

“Poracê – O Outro de Nós”

Buscando refletir sobre a forma como os seres humanos vivem em comunidade, o espetáculo “Poracê – O Outro de Nós”, chega ao leste fluminense neste fim de semana. A performance vai ser apresentada na próxima sexta-feira (28/06), no Sesc Niterói e, no próximo sábado (29/06), no Sesc São Gonçalo, às 19h.

Do Nheengatu, a palavra Poracê significa dança indígena de celebração ou baile, arrasta-pé. O espetáculo, da companhia de dança Dançurbana, fala sobre a força do conjunto, uma celebração de estar em comunidade e dos laços com o território. Em cena, experimentando corpos e sons imaginados, os intérpretes Adailson Dagher, Ariane Nogueira, Livia Lopes, Maura Menezes, Rose Mendonça e Wagner Gomes propõem formas diversas de ser e estar no mundo. Provocados por três coreógrafos com experiências distintas – Marcos Mattos, Renata Leoni e Franciella Cavalheri –, os seis intérpretes-criadores, também diferentes entre si, investigam suas identidades, nomes, origens e relações com o lugar onde vivem: Mato Grosso do Sul.

“A sociedade constitui-se de pessoas diferentes, que tem jeitos próprios de falar, sons distintos, entre outros”, diz a coreógrafa Franciella. Coletividade, força do conjunto, o estar junto e, dentro disso, a singularidade da identidade, da ancestralidade, do ajuntamento das comunidades, são aspectos presentes na obra criada em 2017.

Sobre a companhia

A Dançurbana é uma companhia de dança de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Fundada em 2002, sua trajetória é marcada pela criação de dezesseis espetáculos em seu repertório e pela circulação por 54 cidades do Brasil pelos importantes projetos Sesc Amazônia das Artes em 2012 e Palco Giratório em 2014, iniciativas de grande repercussão nacional, realizadas pela Rede Sesc, e consideradas, por muitos, como verdadeiros “palcos de experiências”. Em 2023, celebrou os seus 20 anos de existência com a criação do espetáculo ‘Cavucada – a festa não será amanhã’, com direção de Jorge Alencar e Neto Machado, que recebeu convite para participar da programação da 13ª Bienal Sesc de Dança em Campinas/SP.

O espetáculo ‘Poracê – o outro de nós’ foi contemplado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2024.

FICHA TÉCNICA

Direção e Coreografia: Marcos Mattos, Renata Leoni e Franciella Cavalheri
Intérpretes-criadores: Adailson Dagher, Ariane Nogueira, Livia Lopes, Maura Menezes, Rose Mendonça e Wagner Gomes
Figurino: Herbert Corrêa e Marcos Mattos
Trilha sonora: Antônio Porto
Criação de luz: Camila Jordão
Operação de luz: Leonardo Lopes
Cenário: Cadu Modesto
Texto: Camila Emboava
Produção: Ralfer Campagna

SERVIÇO

Sexta-feira (28/06), às 19h – Sesc Niterói
Rua Padre Anchieta, 56, Centro de Niterói
Ingressos: R$10 (inteira); Gratuito para PCG.

Sábado (29/06), às 19h – Sesc São Gonçalo
Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte, São Gonçalo
Ingressos: R$10 (inteira); Gratuito para credencial plena, PCG e estudantes até 16 anos.

Data

28 - 29 Jun 2024
Expired!
Categorias
Eventos não encontrados!
Ver Mais