Retilíneo – Temporada no Teatro Cacilda Becker
TEATRO – RETILÍNEO
Nos dias 31 de janeiro, 01, 02, 03 e 04 de fevereiro, a capital fluminense recebe a curtíssima temporada do espetáculo “Retilíneo” da companhia curitibana Batalhão Cia de Teatro, um grupo formado majoritariamente por artistas negras e negros. Com dramaturgia de Carlos Canarin, o texto foi escrito em 2019 no Núcleo de Dramaturgia do Sesi/PR, sendo finalista do I Prêmio Literário Maria Firmina dos Reis, vencedor da I Mostra de Textos Breves do Coletivo A Digna (SP) e vencedor da categoria melhor dramaturgia do 16° Festival de Teatro de Pinhais (PR). “Retilíneo” ainda foi indicado à 40° edição do Troféu Gralha Azul, o maior prêmio do teatro paranaense, nas categorias melhor espetáculo, melhor atriz para Isabel Oliveira, e melhor dramaturgia.
O espetáculo traz à cena Isabel Oliveira e Carlos Canarin, vencedores do I Prêmio Pretas Potências (Pretahub/Minc) por “Memórias duma Baobá”. Completam ainda o elenco a atriz baiana Kelle Bastos e o ator sul-mato-grossense Henrique Pinho.
Além das sessões do espetáculo, realizaremos duas ações formativas, sendo elas: – Oficina Dramaturgia das Encruzilhadas (dias 30/01 e 01/02 das 14h às 17h), com Carlos Canarin, teórico-prática, sobre a dramaturgia negra brasileira; – Roda de conversa “A presença negra no teatro brasileiro” com elenco e convidades, das 15h às 17h. As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.
INGRESSOS: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada para estudantes, idosos, professores da rede pública e privada do estado do RJ e PCD/Acompanhante).
Sinopse:
“Retilíneo” é um espetáculo que busca navegar pela história e pela memória do povo negro brasileiro. Acompanha quatro linhas narrativas: a chegada dos portugueses na África pela ótica de uma criança africana; um homem escravizado sendo vendido num mercado público no Brasil de 1700; uma mãe negra que está longe de seu filho (ou seria seus filhos?); e um jovem negro que anda pelas ruas do centro da cidade de madrugada voltando de uma festa, quando é surpreendido por um enorme navio (ou seria uma viatura policial?).
Duração:
60 minutos.
Gênero:
Drama contemporâneo
Classificação:
14 anos
Ficha técnica:
Dramaturgia e direção: Carlos Canarin
Assistente de direção: Isabel Oliveira
Elenco: Carlos Canarin, Isabel Oliveira, Kelle Bastos e Henrique Pinho.
Cenografia: Wilison França
Cenotécnicos: Wilison França, Valter Luis
Figurino: Beatriz Alves
Costura: Marli, Nere Soares
Iluminação: Rafael Araújo e Vini Sant
Operação de luz: Everson Silva
Sonoplastia: Carlos Canarin
Preparação corporal: Marcella Perbiche
Preparação vocal: L. Mazzarotto, Clara Jansson
Maquiagem: Clara Jansson
Operação de som: Diogo Marcelo, Petras Serafim e Vanessa Ricardo
Registros visuais: Paulo Silveira
Material gráfico: João John
Direção de produção: Vanessa Ricardo e Diogo Marcelo
Produção Executiva: Petras Serafim
Assessoria de imprensa: Vanessa Ricardo
Produção: Batalhão Cia de Teatro
Apoio: Fundação Nacional das Artes (FUNARTE), Ministério da Cultura e Governo Federal.
Agradecimentos: Garalhufa Escola de Atuação, Mariana Venâncio, Olga Nenevê e Eduardo Giacomini.
Programação
De 31 de janeiro a 04 de fevereiro de 2024 às 19h.
Link para ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/retilineo-temporada-no-teatro-cacilda-becker-rj/2293235?_gl=1*2lgo2m*_ga*ODM0OTUzODk5LjE2NDYxNTE4MzI.*_ga_KXH10SQTZF*MTcwMzg2MjQ3MS41LjEuMTcwMzg2MjQ4Ni4wLjAuMA