NINGYŌ: Arte e Beleza da Boneca Japonesa na Cidade das Artes
NINGYŌ na Cidade das Artes
Consulado do Japão no Rio apresenta exposição internacional na Cidade das Artes Bibi Ferreira
A palavra japonesa para boneca é NINGYŌ que, ao pé da letra, significa “forma humana”. Através destas formas, a cultura japonesa celebra sua história e folclore sob quatro olhares diferentes: símbolos de oração pelo crescimento saudável das crianças; ricos ornamentos representativos das belas-artes; arte popular e artesanato; e toda a diversidade da cultura pop.
De 7 de outubro a 20 de novembro, o Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro apresenta na Cidade das Artes Bibi Ferreira a exposição NINGYŌ: Arte e Beleza da Boneca Japonesa, um oferecimento da Fundação Japão. Esta exposição itinerante já correu o mundo e chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro, trazendo obras que retratam a delicadeza e maestria da boneca japonesa e tudo o que ela representa. Também serão oferecidas oficinas culturais de origami (dobradura de papel) e mangá.
No dia 7 de outubro, a partir das 16h, haverá visita guiada e bate-papo sobre os costumes japoneses representados pelas bonecas desta exposição.
Esta realização faz parte do MÊS DO JAPÃO, uma série de eventos culturais sob a tutela do Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro.
Sobre a Fundação Japão
A Fundação Japão é uma organização vinculada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, estabelecida em 1972, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural e a compreensão mútua entre o Japão e outros países. Saiba mais em https://fjsp.org.br/
Realização
Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro | Fundação Japão | ArtBrasil Logística | Prefeitura do Rio de Janeiro
PROGRAMAÇÃO GRATUITA