Provocações Poéticas na Abapirá
A Abapirá, espaço independente de arte no Centro do Rio, promove a quinta edição de Provocações Poéticas. No evento, poetisas dialogam com a exposição “Debaixo da terra, um segredo canta’’, de Bia Monteiro, provocando pensamentos e emoções, numa tarde de criatividade, descontração e diversidade. Quem comanda o encontro é Lívia Aguiar. Participam também Orquídea Garcia, paula poc, Teia Porto e Winona Evelyn, atravessadas pelas intervenções sonoras de Rodrigo Marçal. Provocações Poéticas acontece no dia 17 de setembro, quarta-feira, às 18h30, com microfone aberto no final. A entrada é franca.
Provocações Poéticas é um projeto de intervenção poético-performativa em locais expositivos coordenado pela poetisa, performer e artista gráfica Lívia Aguiar. A partir de poemas que dialogam com a mostra, o evento convida a uma vivência imersiva e multissensorial em torno das obras expostas. Misturando arte, poesia, música e intervenções diversas, a ideia é provocar os sentidos por meio da experiência artística, despertando novos olhares e percepções. Elaborado por Lívia Aguiar com a participação da artista, o encontro reúne músicos, poetas e performers numa ativação aberta também à intervenção do público no final.
Com curadoria de Claudio Oliveira, a mostra “Debaixo da terra, um segredo canta’’, de Bia Monteiro, reúne obras inéditas da artista conhecida por um trabalho que entrelaça escultura, imagem em movimento, fotografia e desenho, numa investigação poética sobre o corpo e a paisagem, matéria e memória, presença e impermanência. Aberta no dia 6 de setembro, a exposição pode ser visitada até 6 de novembro. A iniciativa faz parte do Projeto Janelas da Abapirá, com apoio do Reviver Centro, plano de recuperação urbanística, cultural, social e econômica da região central do Rio. A entrada é franca.









