Avançar para o conteúdo
Av. Rio Branco, 241 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20040-009, Brasil

Palestra, lançamento do e-book e exibição de filme na exposição “Gustavo Speridião – Manifestação contra a viagem no tempo”, no Centro Cultural Justiça Federal

Neste sábado, dia 28 de janeiro, às 17h, será exibido na exposição “Gustavo Speridião – Manifestação contra a viagem no tempo”, no Centro Cultural Justiça Federal, o filme “Estudos Superficiais”, produzido pelo artista em 2013, e ganhador do prêmio Funarte de Arte Contemporânea, em 2014. Logo após a exibição do filme, às 18h, será realizada uma palestra com o artista Gustavo Speridião e o curador Evandro Salles e será lançado o e-book da exposição, editado pela AREA27, com visualização gratuita, mais de 100 páginas, bilíngue, texto de Evandro Salles e imagens das obras da exposição.

O média-metragem “Estudos Superficiais” registra lugares, imagens urbanas, momentos e pessoas que cruzaram o caminho do artista. Também haverá exibições gratuitas na exposição nos dias 4 e 11 de fevereiro de 2023, no cinema do CCJF.

Com curadoria de Evandro Salles, “Gustavo Speridião – Manifestação contra a viagem no tempo” pode ser vista até o dia 12 de fevereiro de 2023 no Centro Cultural Justiça Federal. A mostra apresenta um panorama da obra recente do artista, com cerca de 150 obras, entre pinturas, desenhos, colagens, fotografias, filmes, objetos e faixa-poema, produzidos entre 2006 e 2022, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Paris. A mostra tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2.

“É uma mostra antológica, que revela um artista denso e profícuo, que se inscreve fortemente nas raízes construtivas da arte”, afirma o curador Evandro Salles.

Tendo todo o seu trabalho perpassado pela palavra e pelo poema, Speridião apresenta obras impactantes, sejam pelo seu tamanho, por suas formas ou por suas frases-poemas, em trabalhos que mostram o amplo campo de linguagens exploradas pelo artista.  Cerca de 50 pinturas em grandes dimensões, com tamanhos que chegam a 6 metros de comprimento, estão na exposição ao lado de mais de 80 desenhos de menor formato e pequenos objetos em gesso. Faixas-poemas, que participaram de manifestações nas ruas do Rio de Janeiro, fotografias e dois filmes produzidos pelo artista completam a exposição.

Os trabalhos trazem em sua temática questões políticas, existenciais, filosóficas e em defesa da liberdade de expressão, mas sempre dentro de uma narrativa poética.

Data

28 Jan 2023
Expired!

Hora

17:00

Localização

Centro Cultural Justiça Federal
Centro Cultural Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20040-009, Brasil

Deixe um comentário