Avançar para o conteúdo
Orquestra Rio Sinfônica Cidade das Artes

Orquestra Rio Sinfônica Cidade das Artes

Orquestra Rio Sinfônica toca Tchaikovsky

Com regência de Mário Barcelos e Nilvaldo Tavares como solista (piano), jovem orquestra retorna ao palco de sua aclamada estreia em fevereiro de 2020. Atuante desde fevereiro de 2020, a Orquestra Rio Sinfônica fez sua estreia na Cidade das Artes (Barra da Tijuca), onde bateu recorde de público na Grande Sala. Quase dois anos depois, mesmo realizando apresentações durante a pandemia, os músicos retornarão ao mesmo palco, dia 4 de dezembro, às 19h, desta vez dedicando o programa com obras de Tchaikovsky. Com a regência de Mário Barcelos e o pianista Nivaldo Tavares como solista, ambos os idealizadores da jovem orquestra, serão apresentados clássicos conhecidos do grande público, como “A Polonaise da Ópera Evgeny Onegin”, “Concerto para piano n. 1” e “Sinfonia n. 5”.

Os idealizadores Nivaldo Tavares e Mário Barcelos fundaram a Orquestra Rio Sinfônica imbuídos do desejo de mudar a forma como a música clássica é apresentada, quebrando o conceito de “música da elite” e levando-a a todos os setores da sociedade através de ingressos populares e concertos gratuitos, facilitando seu acesso e minimizando as barreiras socioeconômicas que impedem há décadas a inclusão deste público ainda não familiarizado com as salas de concertos.

A orquestra inova, tanto no formato das apresentações, como no que se refere ao “dresscode” que, em muitos casos, afasta o público. Seguindo a tendência mundial, a ORS inaugurou recentemente seu canal no YouTube, bem como nas redes sociais. A proposta dos concertos é trazer de volta as grandes obras do repertório clássico, aquelas já conhecidas através de meios de comunicação mais abrangentes como cinema e televisão, reestabelecendo a conexão já existente do público em geral.

A Orquestra Rio Sinfônica traz em seu nome a tradição das grandes capitais mundiais como Nova York, Berlim, Paris, Lisboa e tantas outras que têm o nome de suas cidades batizando orquestras internacionalmente aclamadas. Nesse sentido, a cidade do Rio de Janeiro passa a ter mais uma representação cultural de grande porte, fortalecendo a importância da cidade também no contexto da cultura da música clássica internacional.

Regente Mario Barcelos
Solista Nivaldo Tavares

 

Programa:
– A Polonaise da Ópera Evgeny Onegin
– Concerto para piano nº 1
– Sinfonia nº 5

*Todas obras de Tchaikovsky

Comprar Ingressos

Data

04 Dez 2021
Expired!

Hora

19:00

Localização

Cidade das Artes
Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, 5300, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro




Março 2022
Maio 2022
Junho 2022
Agosto 2022
Outubro 2022
Novembro 2022
No event found!
Ver Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *