Avançar para o conteúdo

“O Tempo, O Feminino, A Palavra” terá visita guiada no Sérgio Porto

“O Tempo, O Feminino, A Palavra” terá visita guiada no Sérgio Porto
Individual da artista carioca Sandra Felzen conduz à reflexão sobre
questões do feminino e da natureza

Os caminhos trilhados por Sandra Felzen perpassam as questões femininas, as causas ambientais e suas várias vivências culturais. Seus instrumentos são a arte, a natureza, o estudo da língua hebraica, tudo imerso no contexto da cultura brasileira.
Em “O Tempo, O Feminino, A Palavra”, que abriu no dia 8 de maio, na Galeria do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto no Humaitá, a artista constrói artesanalmente um caderno, um útero e inúmeros potes, feitos a partir de tiras de vários tecidos afetivos que coletou ao longo da vida. O conteúdo do caderno mostra os desdobramentos de sua trajetória artística, suas reflexões sobre a passagem do tempo, sobre o feminino e sua conexão com a natureza, representada pela árvore. Ela ressalta a importância da palavra como geradora de conteúdos e de sentidos. No dia 18 de junho, às 17h, Sandra Felzen e a curadora, Cristiana Tejo, recebem o público para uma visita guiada.
Sandra Felzen conheceu Cristiana Tejo em Lisboa, em 2023, ao participar do Laboratório de Práticas Artísticas da galeria Nowhere, coordenado por Luiza Baldan. Ao longo de nove meses, os artistas participantes do Laboratório foram estimulados a identificar desejos e dar forma a eles e a explorar possibilidades de invenção e realização. Todo esse processo culminou em uma AMOSTRA coletiva, inaugurada em julho de 2023. Cristiana Tejo foi a curadora da AMOSTRA.
De volta ao Rio de Janeiro, Sandra Felzen deu continuidade ao trabalho apresentado em Lisboa, e, a partir daí, surgiram vários novos desdobramentos. Em 2024, a artista convidou Cristiana Tejo a ser sua curadora para mostrar o resultado alcançado, na exposição O Tempo, O Feminino, A Palavra, que acontece agora no Espaço Cultural Municipal Sergio Porto.
“Meus temas principais, o Feminino e a Árvore, estão entrelaçados e dialogam entre si. Na verdade, são um grande tema único. Ao longo da minha carreira, pintei Umbuzeiros, Umburanas, Bacuris, Bambus, Monjolos, Carnaúbas, Veredas. As árvores representam nossas raízes, que nos dão sustentação. Elas nos fincam na história, em nossas ancestralidades. Ao mesmo tempo, nos dão o sentido de direção e nos remetem às alturas”, diz Sandra Felzen. “Outros dois temas recorrentes em seu trabalho, inter-relacionados com o todo de sua obra e retratados nas páginas do caderno são os receptáculos (o útero, inclusive) e as janelas/espelhos, que são, segundo a artista, “Portais no Tempo e no Espaço”.
Saiba mais sobre Sandra Felzen
Artista visual carioca, Sandra Felzen graduou-se em Química com Mestrado em Ciências Ambientais. Iniciou seus estudos de pintura e desenho durante os anos 80 em Nova York. Participou de vários cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e MAM, no Rio, entre o final dos anos 80 e início dos anos 90. Realizou várias exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior ao longo dos 40 anos dedicados à arte.

Serviço
“O Tempo, O Feminino, A Palavra”
Artista: Sandra Felzen
Curadoria: Cristiana Tejo
Local: Galeria do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto
Endereço: Rua Humaitá, 163 (entrada pela Rua Visconde de Silva, s/n) – Humaitá – Rio de Janeiro
Visitação: até 29 de junho de 2025
Funcionamento: de quarta a domingo das 16h à 21h
Instagram: @sandrafelzen
Produção: Marcelo Rezende
Entrada gratuita
Informações à imprensa: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio: (21) 98181-8351/biasampaio@briefcom.com.br/@briefcomcomunicacao

Date

18 Jun 2025
Expired!

Time

17:00 - 19:00

Localização

Espaço Cultural Sérgio Porto