Nhande Marandu – Uma História de Etnomídia Indígena no Museu do Amanhã
Um projeto do Laboratório de Atividades do Amanhã apresentado por Santander.
Venha conferir a exposição Nhande Marandu – Uma História de Etnomídia Indigena que traz produções contemporâneas dos povos indígenas, mostrando como eles já fizeram e fazem comunicação, analógica e digital!
– Abertura: 11 de novembro de 2022
– Encerramento: 26 de fevereiro de 2023O Museu do Amanhã funciona de terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h)
Agende sua visita aqui
Para tanto, comunicadores e artistas se apropriam de múltiplas linguagens e mídias para (re)produzir suas próprias narrativas, sem os estereótipos impostos pela cultura colonial dominante.
Desde a curadoria, realizada por Anápuáka Tupinambá, Takumã Kuikuro, Trudruá Dorrico e Sandra Benites, passando pela identidade visual, redação e tradução de textos, produção audiovisual e sonora, profissionais indígenas participaram de todo o processo criativo. O fio condutor da mostra é a autoria indígena.
Abraçando múltiplas linguagem, a exposição Nhande Marandu traz um vasto acervo com obras de Denilson Baniwa, Ailton Krenak, Zahy Guajajara, Sallisa Rosa, Jaider Esbell, Gustavo Caboco, Brisa Flow, entre tantos artistas e comunicadores contemporâneos, que dão vida a essa exposição.