Avançar para o conteúdo

Lançamento “Como Olhar Junto”de Luiza Baldan , no Parque Lage

Projeto poético e documental, que teve início em Portugal, chega ao Rio de Janeiro com programação especial e circulação por outras cidades brasileiras

Depois do lançamento do livro Como Estar Junto (Fotô Editorial) em Portugal, a artista visual Luiza Baldan iniciou a circulação nacional do projeto Como Olhar Junto com uma performance no Museu Mineiro, em Belo Horizonte. Agora, o projeto chega ao Rio de Janeiro com uma programação especial: no dia 12 de agosto, às 19h, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) recebe uma palestra performática de Baldan, com participação do artista sonoro Nico Espinoza e do escritor e pesquisador Frederico Coelho. A noite inclui ainda o lançamento do livro “Como Olhar Junto”, com entrada gratuita.

Paralelamente, até 23 de agosto, Baldan apresenta uma exposição na Galeria Mercedes Viegas, no Horto, no Rio de Janeiro. A mostra reúne 11 fotografias – em preto e branco e coloridas – que investigam memórias, paisagens e relações comunitárias na Cova do Vapor, aldeia portuguesa localizada na confluência entre o Rio Tejo e o Oceano Atlântico.

O projeto é uma investigação poética sobre memória, pertencimento e resistência, desenvolvida a partir da convivência com moradores da aldeia da Cova do Vapor. Em escutas e encontros afetivos, Baldan propôs rastrear casas deslocadas do litoral como forma de sobrevivência frente ao avanço do mar, priorizando os depoimentos dos moradores mais antigos em vez de documentos oficiais. A experiência se deu especialmente na Biblioteca do Vapor, espaço comunitário símbolo da resistência cultural local, despejado no início de 2025, ainda sem destino definitivo.

Sobre o livro
O livro reúne imagens do arquivo pessoal e familiar da artista e da Biblioteca do Vapor, além de uma série fotográfica de retratos e paisagens realizada desde 2023 como parte de uma pesquisa relacional e comunitária na Cova do Vapor. É uma publicação rizomática, composta a partir de um texto polifônico escrito por Baldan e ramificado em registros da memória material e arquitetônica em transformação, incluindo retratos realizados em locais de relevância escolhidos pelos próprios retratados.

A obra revisita situações e cartografias afetivas que criam uma ponte entre Cabo Frio, no Brasil, atravessando a história de vida da autora, e a zona litorânea de bifurcação entre o Rio Tejo e o Oceano Atlântico, onde se situa a Cova do Vapor. Ambos os lugares são territórios de pertencimento.

O livro também documenta algumas atividades realizadas com os moradores, incluindo duas performances e uma mostra de retratos impressos em tecido e expostos na beira da praia. A publicação conta ainda com textos de colaboradores do projeto, como Eduardo Gomes (Biblioteca do Vapor), Cristiana Tejo (NowHere Lisboa), Maria do Socorro e Manuela Fidalgo.

Livro Como Olhar Junto (Luiza Baldan)
Fotô Editorial, 168 páginas. ISBN: 978-85-63824-66-0
Textos em português e inglês.
Projeto editorial com apoio da DGArtes – República Portuguesa / Cultura / Direção-Geral das Artes / Programa de Apoio a Projetos – Artes Visuais 2024.

Data

12 Ago 2025
Expired!

Localização

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
R. Jardim Botânico, 414, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro