JULIUS CAESAR – VIDAS PARALELAS – Teatro Firjan SESI Jacarepaguá
JULIUS CAESAR – VIDAS PARALELAS – Teatro Firjan SESI Jacarepaguá
Contemplado pelo Edital de Cultura Firjan SESI, o espetáculo propõe uma reflexão sobre questões sociais e políticas, entrecruzando a trama original de Shakespeare “Júlio César” com as relações encontradas nos bastidores de uma companhia teatral fictícia. A Peça marca os 35 anos de atividade do grupo carioca Cia. Dos Atores.
Com dramaturgia e direção de Gustavo Gasparani, a montagem parte da tragédia “Júlio César”, de William Shakespeare, para abordar as intrincadas relações de poder que perpassam a trama original, mas aqui inseridas em um novo contexto: os ensaios de uma companhia teatral que prepara justamente uma montagem da peça sobre o famoso imperador romano.
O elenco é formado por Cesar Augusto (um dos fundadores e integrante da Cia. dos Atores), Isio Ghelman, Gabriel Manita, Gilberto Gawronski, Suzana Nascimento e Lucas da Purificação.
Publicada originalmente em 1599, a peça de natureza histórico-política escrita por Shakespeare, recria a conspiração que levou ao assassinato do grande ditador romano Júlio César, bem como os seus desdobramentos. Passados mais de 400 anos, a contemporaneidade do texto é surpreendente, com personagens envolvidos em disputas de poder, intrigas, manipulações e traições.
Em cena, uma companhia teatral está ensaiando a famosa peça sobre o imperador romano. Todas as questões de um grupo de teatro que convive há décadas, bem como assuntos mais amplos da classe artística, vão se revelando no decorrer da trama – cruzando-se com a história original de Shakespeare, que vai se desenhando ao longo dos ensaios. Nas duas situações, vêm à tona dilemas da humanidade.