Avançar para o conteúdo

Instituto Cervantes exibe Ciclo Espanhol FanCineQueer: Infâncias

Instituto Cervantes exibe Ciclo Espanhol FanCineQueer: Infâncias
nos dias 5 e 10 de julho, na sede em Botafogo
Programação faz parte do RIO LGBTQIA+ 2024 – 13º Festival Internacional de Cinema

Como em todos os anos, o Instituto Cervantes junta-se à celebração da cultura LGTBQIA+ apresentando um programa de curtas-metragens, nesta edição co-organizado com o festival de Extremadura (Espanha): FanCineQueer: Infâncias. Este ciclo de cinema centra-se em diferentes histórias que aproximam o espectador do cotidiano de crianças e jovens de diferentes condições e origens, que enfrentam a vida a partir de um ponto de partida dominado por questões e dificuldades na sua definição de gênero. Nos dias 5 (19h) e 10 de julho (15h), os curtas serão exibidos no Auditório do Instituto Cervantes, em Botafogo, seguidos de um debate aberto ao público que será conduzido pelo premiado artista visual Dante. Entre as exibições selecionadas estão o vencedor do prêmio de melhor curta-metragem da 22ª edição do FanCineQueer, Cocodrilo (2019), dirigido por Jorge Yúdice, e a proposta vencedora do 25º aniversário do festival, Cristiano (2021), dirigido por Adam Pichardo. As outras cinco propostas, Elsa (2021), The King of Flowers (2021), 17 Minutes With Nora (2021), The Camping (2022) e The Dance Off (2023) fizeram parte das seleções oficiais de diferentes edições do festival.

Sobre o ciclo
A série de curtas-metragens FanCineQueer: Infâncias apresenta uma seleção de sete peças audiovisuais que contam histórias sobre a infância e adolescência LGTBQIA+. Seus diferentes formatos e gêneros apresentados falam também da riqueza de narrativa e estética deste cinema monográfico que permite aos seus autores abordar a vulnerabilidade social e a árdua procura de identidade que sempre existe neste período da vida de cada pessoa, e especialmente naqueles que desafiam a normatividade.

Sobre o artista Bruno Dante
Dante é artista visual residindo no RJ e SP, com especialização em ilustração na Saint Martin College of Art and Design em Londres. Tem sua trajetória artística marcada pela criação de bonecos e esculturas aplicadas nas artes da cena, tv, plásticas, cinema e animação.
Em sua trajetória desenvolveu projetos autorais para diversas empresas e cias artísticas como Tv Globo, Escola de Samba Paraíso do Tuiutí, Globoplay, Companhia Dos a Deux, Artesanal Cia de Teatro, Cia Pequod, Companhia Brasileira, Cia Theatrum Mundi, Rocco editora, Cia Viaje Imóvil, Teatro Municipal de Santiago – Chile, Zombie Studios, Khoma Ballet, entre outros. Reúne diversos prêmios referentes a seu trabalho como artista visual e da cena, tais como: Prêmio Shell de Teatro, Prêmio Zilka Sallaberry, Rio Novos Designers, Prêmio CBTIJ. No cinema, mais recentemente premiações como Grand Clio – NY e Cannes Lions – FR com o filme de animação “47” juntamente com a Zombie Studios, e no teatro o Prêmio APTR na categoria “Infantil” com o espetáculo Azul.
Contatos: @arte.dante | www.artedante.com

Curtas-metragens do ciclo e sinopses
Cocodrilo – Espanha (2019), 5 min
Sinopse: Alicia, como todas as tardes, prepara um chá e assiste ao seu canal de YouTube preferido: VictorGaming, dedicado a videogames de RPG de ação. Víctor, o youtuber, transmite hoje uma live onde os fãs podem lhe fazer perguntas. Alicia tem algo muito importante a dizer-lh. [Base de dados do ICAA].

Elsa – Espanha (2021), 12 min
Sinopse: Elsa é uma menina de seis anos que, como qualquer pessoa da sua idade, quer viver feliz e livre. Sabe que é diferente da maioria, mas apesar da sua pouca idade tem as coisas claras: sabe que é uma menina e que é a rainha da sua vida.

El rey de las flores – Espanha (2021), 13 min
Sinopse: Víctor, com seus dez anos, adora o folclore popular. Já sabe o que significa que aquilo que mais gosta no mundo, que no seu caso é dançar, seja o que mais lhe machuca. Sua mãe trabalha sem descanso e, além disso, cuida dia e noite de seu padrasto acamado, mas com a língua muito viva, afiada e ferina toda vez que Víctor aparece na porta. Víctor se transforma quando dança, ri, sonha e se evade da realidade que tem em casa. O que nunca poderia imaginar é que essa mesma violência que recebia seria sua própria salvação.

17 minutos con Nora – Espanha (2021), 18 min
Sinopse: Nora está nervosa porque no dia seguinte vai atuar numa peça de teatro em seu colégio, mas os insultos de seus colegas na porta de casa fazem com que ela enfrente algo mais importante para ela: que seu pai a aceite tal como é. Em 17 minutos a relação entre ambos mudará para sempre. [Base de dados do ICAA].

Cristiano – Espanha (2021), 11 min
Sinopse: Cristiano é um jovem devoto que quer formar-se no seminário para ser sacerdote católico, com a surpresa de que o entrevistador responsável pelas vocações é o antigo padre de sua cidade, Avelino, um sacerdote pouco convencional que se define como “homem moderno”. Pouco antes de Avelino aprovar sua inscrição no seminário, Cristiano confessa-lhe seu segredo mais íntimo, um segredo que determinará se poderá ou não ser sacerdote.

La acampada – Espanha (2022), 22 min
Sinopse: Dois dias na vida de um adolescente trans e sua mãe doente. É um retrato íntimo de uma família monoparental, a doença mental e os cuidados.

El Dance Off – Argentina (2023), 13 min
Sinopse: Em um posto de gasolina silencioso nos arredores de uma cidade rural, o jovem Ernesto sonha em ser bailarino. É só em seu dance-off mágico com uma drag queen desolada que o garoto descobre a coragem para transformar seus sonhos em realidade.

Serviço
FanCineQueer: Infâncias
Programação no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 62. Botafogo (vários espaços)
Dia 5 de julho
17h30: Sala de exibição – Curtas hispânicos
19h: Sala de Exibição – Ciclo FanCineQueer:Infâncias – apresentação com o artista visual Dante (artista visual) + Sessão I
Dia 10 de julho
Das 14h às 22h: Sala de exposições – Vale Rio LGBTQIA+
14h: Sala multiusos – Oficina de retrato e animação em carvão
14h: Sala de Exibição: Diálogo e Visibilidade: um encontro intersexo no cinema
15h: Sala de Exibição: Ciclo FanCineQueer: Infâncias. Sessão II + Bate-papo com Dante (artista visual)
17h: Sala de Exibição: Blue Lights (Argentina) – 1h40min – Filme de encerramento do festival 2024

Entrada franca no Ciclo FanCineQueer: Infâncias: Sessões I e II – Reserva no Sympla.
Ingressos gratuitos | Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/rio-lgbtqia-2024-13-festival-internacional-de-cinema/2511104?referrer=www.riolgbtqia.com.br&share_id=copiarlink&referrer=www.riolgbtqia.com.br
FanCineQueer: infâncias: https://cultura.cervantes.es/riodejaneiro/pt/FanCineQueer.-Infancias/171398
Website Festival: www.riolgbtqia.com.br
Assessoria de imprensa Instituto Cervantes: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio (21) 98181-8351/[email protected]/@briefcomcomunicacao

Data

05 - 10 Jul 2024
Expired!

Hora

17:30 - 17:00

Localização

Instituto Cervantes
Rua Visconde de Outo Preto, 62
Eventos não encontrados!
Ver Mais