Avançar para o conteúdo

II FESTIVAL RESTOS com performances, artes visuais e trocas experimentais no LA PEREREKA

A segunda edição do Festival RESTOS estará no centro do Rio até 6 de março com duas exposições individuais das artistas Millena Lízia e Inayê Freitas e atividades artísticas inéditas como o LEILÃO ANTICAPITALISTA

O FESTIVAL RESTOS está acontecendo no centro do Rio de Janeiro no espaço de Colab Ateliê de La Perereka. Dirigido, curado e produzido pela artista e jornalista espanhola Laura Corcuera,  retorna na sua segunda edição para compartilhar perguntas, gestos e proposições em torno do conceito de restos. 

Depois de concluir seu primeiro final de semana de atividades com uma inauguração marcada por quatro solos de performance de elevada qualidade estética, de Canto Villano (Perú), Miranda Lebrão, Claudia Chelque e Margot (as três do Brasil), às portas de La Perereka continuam abertas com mais um mês de programação. 

O Festival é, ao mesmo tempo, um ciclo de ações artísticas e intervenções singulares, encarnadas por artistas independentes provenientes de distintos territórios. Essas presenças se constelam na cidade do Rio de Janeiro, Pindorama, Brasil.


Artistas nascides nos anos 80, 90 e 2000 compartilham aqui/agora suas sensibilidades, poéticas e questionamentos, na tentativa de (sus)tentar a vida como arte — na potência de performar restos próprios e também restos de uma cidade e de um sobrado eclético carioca que, em 2026, completa 120 anos de existência. Trata-se de movimentar poética e politicamente restos, luzes, nebulosas e sombras; desenhos, fotografias e cantos; danças, vídeos, pesquisas e, talvez, alguma informação jornalística. RESTOS 2026 está dedicado a todas as mães desencarnadas. 

Primeiro Catálogo RESTOS:

Durante a inauguração do festival foi lançado o primeiro catálogo da La Perereka, CATÁLOGO FESTIVAL 2025, que apresenta as 23 propostas artísticas do primeiro festival 2025 e uma compilação de textos críticos que giram em torno da ideia de “restos”. O Catálogo (144 páginas em A5 quadricromia, ISBN) está à venda por 138 reais, com preço diferenciado de 92 reais para artistas e trabalhadoras da cultura vinculadas a La Perereka e ao Festival Restos. 

O CATÁLOGO FESTIVAL 2025 será distribuído pelas bibliotecas públicas e espaços públicos de educação artística no Rio de Janeiro. É o compromisso e contribuição de Corcuera a fazer mais acessível a cultura independente e divulgar trabalhos de grandes artistas. Também será vendido em EUA e Europa a partir de março de 2026. https://perereka.cc/catalogo-i-festival-restos-2025/ 


Sobre a programação:

 

Na quinta-feira 19 de fevereiro, o Festival oferece JAM RESTOS, uma sessão aberta de improvisação sonora, corporal e poética organizada por Laura Corcuera (Espanha) junto com Canto V. Engelhard (Perú) e Tom Grito (Brasil) às 19 horas no La Perereka (Rua Frei Caneca, 54). O ingresso e participação são livres e gratuitos.


O Festival teve uma primeira ação L.A.O. Leilão Anticapitalista de Obras, objetos e peças de vestuário no dia 8 de fevereiro dinamizado pela própria Corcuera junto com a pesquisadora Belissa Cunha. Uma segunda ação do L.A.O. está programada para o sábado 28 de fevereiro às 12h, com aperitivo e tapas de paella e tortillas espanholas. O ingresso é livre e gratuito.

Até o dia 6 de março, o Festival Restos II terá uma galeria imersiva aberta ao público com duas exposições individuais das artistas Millena Lízia (RISCADO) e Inayê Freitas (MAS TAMBÉM LÁ, EU NÃO ESTAVA), cujas pesquisas visuais, de desenho, fotográficas e performativas mergulham de modo singular na noção de restos (visitas de sextas-feiras a domingos, de 18h a 21h).

Para finalizar, no dia 6 de março, como fechamento do Festival, terá lugar um bate papo aberto sobre os processos de pesquisa artística e produção visual com as artistas Millena Lízia e Inayê Freitas às 19 horas. O ingresso é livre e gratuito.

Até o final do festival, também estará em projeção continua o trabalho mais recente de videoarte do Grupo Internacional de Pesquisa Perfolab (La Perereka), Pedras (2025), dirigido por Laura Corcuera, e realizado junto com Clarice Rito, Tom Grito, Lidia Olinto, Alessandra Sposetti, Leo Ayres, Alicia Méndez Medina, Aadilah Majothi e Jenny Pia. Em formatos híbridos e experimentais, apresentados em espaços públicos e privados, essa pesquisa e produção audiovisual convocam o rito, a imaginação e a reflexão coletiva encarnada.

  1. JAM RESTOS/ Sessão aberta de improvisação sonora, corporal e poética

com Laura Corcuera (Espanha), Canto V. Engelhard (Perú) e Tom Grito (Brasil) 

Quinta-feira 19 de fevereiro de 2026

19h/00h

Ingresso e participação livres e gratuitos.

  1. L.A.O. / Leilão Anticapitalista de Obras (Subasta)

com Laura Corcuera (Espanha) e Belissa Cunha (Brasil).

Sábado 28 de fevereiro de 2026

12h/15h, com paella espanhola e cerveja.

Ingresso livre e gratuito

 

  1. CONTINUIDADES E PROCESSOS EFÍMEROS / Bate-papo de artistas visuais

Com Millena Lízia & Inayê Freitas (Brasil). Modera: Laura Corcuera. 

Sexta-feira 6 de março de 2026

19h/21h. 

Ingresso livre e gratuito

Sobre o festival:

​​
RESTOS 2026 configura-se como um abrigo estético efêmero, uma experiência sensorial colaborativa: um chão performativo, um espaço de experimentação coletiva, habitado por presenças e estéticas revolucionárias.

O FESTIVAL RESTOS 2026 volta como ato poético e grito político. Insiste em existir e cultivar pensamento crítico e alegria. O RESTOS é um convite à afetação e à reflexão coletiva, uma ferramenta disparadora de experiências, atmosferas e situações que mobilizam os limites do debate filosófico moderno sobre os restos.

“O festival comemora sua segunda edição em um contexto profundamente doloroso, dramático e complexo, que exige amor, justiça e muitos “antis”: antifascismo, antirracismo, anticapitalismo e antipatriarcado”, explica Laura Corcuera, diretora e curadora do Festival Restos, e criadora da Colab Ateliê La Perereka. La Perereka é um espaço colaborativo de mulheres, de trabalho e criação artística, destinado especialmente a um público lesbo trans feminista, e criado com o intuito de oferecer um lugar de segurança, de resistência, de acolhimento e de inspiraçao. La Perereka está localizada num histórico sobrado de arquitetura eclética, construído em 1906, localizado no centro do Rio de Janeiro (Rua Frei Caneca, 54). Esse ano de 2026 o prédio do La Perereka cumpre 120 anos.

Serviço:

Datas: do 6 de Fevereiro ao 6 de Março de 2026

 

Lugar: Colab Ateliê La Perereka
Rua Frei Caneca, 54 (sobrado)
202.11.030, Rio de Janeiro

           

Horários: sextas, sábados e domingos das 18h às 21 h.


O Festival RESTOS começou na sexta-feira 6 de fevereiro de 2026 e finaliza na sexta-feira 6 de março de 2026. As exposições, instalação-videoarte e outras atividades de troca e pensamento crítico se desenvolvem na Perereka de quinta-feira a domingo, entre as 18h e 21h.

 

Preços: O II FESTIVAL RESTOS volta a funcionar com um sistema de financiamento autogestionado baseado na economia social e solidária. Os ingressos são uma contribuição consciente, com as tarefas base de R$30 (inteira) e R$15 (meia), pago em dinheiro ou pix.

Cada dia terá um ingresso unitário, com vendas apenas na porta da Colab La Perereka (rua Frei Caneca, 54, 202.11.030, Rio de Janeiro), meia hora antes de abrir o sobrado.

laperereka@sindominio.net

            www.perereka.cc

            @laperereka


Contato direção do festival:

Laura Corcuera – La Perereka
laperereka@sindominio.net
(11) 950879001

Contato assessoria de imprensa: 

Luna Gámez – Ôlivu Entertainment
contact@olivuentertainment.com
(21) 966655518

Contato telefónico para entrevistas:

 (11) 950879001

 

CRÉDITOS II FESTIVAL INTERNACIONAL RESTOS 2026:

Idealização, direção e curadoria: Laura Corcuera

Produção: La Perereka @laperereka

Identidade visual: Emmanuel Gimeno / La Mecha

Equipe de Produção: Elena Martín, Luna Gámez, Cleiton Belmiro, Sorana, Tom Grito, Mar Mordente e Franck Barreda.

Photo & Video: Flavia Carmagnanis, Mar Géo, Base Mídia, Matheus de Moura, Thiago Vira, Inayê Freitas e Laura Corcuera.

Assessoria de imprensa: Ôlivu Entertainment – Luna Gámez

Leiloeiro: Laura Corcuera

Assistência do Leilão: Belissa Cunha.

Pulseira V.O.P: Clarice Rito.

Limpeza: Lalà e Laura Corcuera

Patrocinadoras: Reino Vegetal, Ponto Gráfica e Ateliê Maria & Caboclo

Artistas visuais: 

@ifowlfly

@millenalizia

Artistas performers: 

@mirandalebrao 

@canto_villano 

@claudiachelqueoficial 

@mar.go_t 

+ Grupo Internacional PerfoLab 2025:

@laucorcuera

@clarice_rito

@tomgritopoeta

@aadilah_za

@alimedina66

@lidia.olinto.do.valle.silva

@alessandrasposetti

@leoayres 

Idealização, direção e curaduria: @laucorcuera 

Produção: @laperereka

Limpeza: LaLá e Laura Corcuera.

Desenho Gráfico: Emmanuel Gimeno.

Câmeras: 

@flaviacarmagnanis

@margeo

@base_midia 

@matheusdemoura

@thiago.vira 

@iflowy 

Patrocinadoras:

@reinovegetal

@atelie_maria_e_caboclo 

@pontograficarj

Data

06 Fev 2026 - 06 Mar 2026
Ongoing...

Hora

sextas, sábados e domingos das 18h às 21 h.
8:00 - 21:00

Localização

La Perereka
Rua Frei Caneca, 54
Fevereiro 2026
Eventos não encontrados!
Ver Mais