Avançar para o conteúdo

Geometria Sonambular na Galeria Athena

Geometria Sonambular na Galeria Athena

A Galeria Athena tem o prazer de apresentar no dia 4 de março, a partir das 16h, a exposição individual Geometria Sonambular de Débora Bolzsoni, com curadoria de Fernanda Lopes.

Bolzsoni ocupa a Sala Cubo da Galeria Athena com 5 trabalhos inéditos. Entre eles, um site-specific – obra pensada para ocupar um espaço específico – que discute a relação de seu trabalho com a arquitetura da galeria, em um jogo de investigação entre elementos tridimensionais e espaços arquitetônicos por eles ocupados. Essa é uma questão recorrente no pensamento da artista, que é também conhecida por apropriar-se das possibilidades oferecidas pelo seu entorno para formular objetos estranhamente singulares.

Ao entrar no espaço da Sala Cubo os espectadores se deparam com um grande deslocamento. A estrutura de iluminação da galeria que originalmente encontrava-se no teto, a 6,5m de altura, agora está repousada sobre o chão. A iluminação da sala está literalmente aos pés do visitante, que caminha entre ela. Apesar de ser pensada como uma parte integrante desse espaço, a obra Luz Que Desce ganhou autonomia ao longo do processo de montagem, sendo uma instalação com possibilidades de reformulação em outros espaços expositivos.

Os demais trabalhos da exposição se articulam em uma espécie de circuito, possibilitando ao espectador adentrar na dinâmica do pensamento da artista, bem como na elaboração e nas diversas fases do projeto expositivo. Caminhando pela sala, duas maquetes de dimensões proporcionais ao espaço real são vistas com elementos que estão presentes, de outras maneiras, no próprio espaço do Cubo. Fios, estruturas metálicas, e a obra Sonabular se fazem duplicados como outras possibilidades de projeto a se realizar no espaço e vice-versa.

Débora Bolzsoni diz que as maquetes são um reflexo de um gesto muito comentado por Milton Santos (geógrafo, escritor, cientista e jornalista) no livro A natureza do espaço em que trata da noção de totalidade. O autor não trata de maquetes, mas diz que “o processo pelo qual o todo se torna outro todo é um processo de desmanche, de fragmentação e de recomposição, um processo de análise e síntese ao mesmo tempo. Trata-se de um movimento pelo qual o único se torna múltiplo e vice-versa”. Para a artista a maquete nos possibilita acionar o jogo entre as partes de uma totalidade e com isso pensar novos todos.

“Pensar em uma Geometria Sonambular nessa exposição aponta para uma sensação quase vertiginosa que Debora Bolzsoni propõe para o espaço, com alterações de escalas, entre a maquete e um quase-monumental, além da inversão de usos e deslocamentos de materiais. Ao mesmo tempo, se refere de maneira mais ampla à produção da artista, parte de uma geração de artistas brasileiros que lidam com a herança de leituras da tradição geométrica dos anos 1950, passando pela Geometria Sensível de Roberto Pontual e o Delirium Ambulatorium de Hélio Oiticica”, aponta Fernanda Lopes.

Rua Estácio Coimbra 50 – Botafogo
www.galeriaathena.com

Exposição
Débora Bolzsoni: Geometria Sonambular
Abertura
04 de março, de 16h às 19h

Período da exposição
até 20 de abril de 2023

Horário
Terça-feira – Sexta: 11h–19h Sábados: 12h – 17h

Data

04 Mar 2023 - 20 Abr 2023
Expired!

Hora

Abertura de 16h-19h
16:00

Localização

Galeria Athena
Galeria Athena
Rua Estácio Coimbra, 50 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, 22260-010, Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *