GALERIA RETRATO ESPAÇO CULTURAL LANÇA FOTOLIVRO NESTA QUARTA-FEIRA
O fotógrafo João Oliveira está em terras cariocas para lançar seu fotolivro “Onde se esqueceu de lembrar”. A obra é resultado de uma pesquisa de quatro anos no centro histórico da cidade do Natal e aborda visualmente questões em torno da memória, patrimônio cultural e não-lugares urbanos.
O lançamento acontece na galeria Retrato Espaço Cultural, localizado no bairro da Glória, Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, dia 9 de agosto, a partir das 18h. Na ocasião também será realizada uma fotoprojeção do trabalho e uma roda de conversa.
A pesquisa de João Oliveira buscou “entender a relação do corpo urbano descolado do seu espaço e o estágio atual de desprendimento com qualquer rastro de memória. As marcas do tempo e abandono que, de maneira contraditória, evocam a resistência do local em permanecer existindo”, como diz no texto de apresentação do livro.
“Onde se esqueceu de lembrar” é o primeiro fotolivro de João Oliveira. Foi publicado com patrocínio da Lei Aldir Blanc, Prefeitura do Natal e Governo Federal, no ano de 2022. É uma produção da Margem Editorial em parceria com a editora e gráfica Caule de Papiro. A curadoria é de Paula Lima. Em Natal, o fotolivro está sendo vendido na galeria Margem Hub, em Lagoa Nova.
Sobre o autor
João Oliveira, natural de Natal, RN, é fotógrafo, artista visual e pesquisador (NAVIS/PPGAS/UFRN). Suas produções perpassam antropologia visual, memória e narrativas críticas sobre a história, patrimônio cultural e diretos humanos. Atua, também, como professor de fotografia, produtor cultural e coordenador do Margem Hub. É reconhecido por premiações como o Prêmio Delmiro Gouveia/Fundação Joaquim Nabuco (2020) e participação em festivais de fotografia como o “V Fórum Latinoamericano de Fotografia / Itaú Cultural” (2019), “Festival de Fotografia de Tiradentes” (2021) e Solar Foto Festival (2022).