Skip to content
Free tour pelo centro histórico do Rio

Free tour no Rio de Janeiro

Free tour pelo centro histórico do Rio

Venha conhecer o belo centro histórico do Rio de Janeiro neste interessante free tour. Uma rota que você não pode perder se acaba de chegar à cidade carioca. Além disso, é GRÁTIS!

Itinerário

O Rio conta com imensos cantinhos por descobrir. Para conhecer as zonas principais, no horário indicado nos reuniremos na frente da entrada principal do imponente Teatro Municipal. Começamos aqui o nosso passeio guiado gratuito pela cidade!

Depois de admirarmos a fachada do teatro e de conhecermos a história da Praça Cinelândia, continuaremos este free tour pelo Rio de Janeiro percorrendo a Avenida Rio Branco em direção à Confeitaria Colombo. Sabe por que é tão popular entre os turistas?

O passeio continua e passaremos por outros lugares emblemáticos como os Arcos do Telles, o Paço Imperial ou a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. A sua Capela Real é incrível!

Continuaremos a explorar outras bonitas áreas da cidade como o Palácio Tiradentes e desfrutaremos das vistas da baía de Guanabara.

Concluiremos o tour na Praça XV de Novembro depois de duas horas.

Ingressos.

Mural Etnias Kobra

Free tour da herança africana + Samba na Pedra do Sal

A herança africana do Rio de Janeiro se reflete em suas ruas e, claro, no carnaval carioca. Descubra seu legado com este free tour.

Itinerário

A geografia diz que o Oceano Atlântico separa a África do Brasil. A música, a arquitetura e a arte dizem o contrário: as barreiras não existem. Vamos descobri-lo a partir das 16:00 horas, quando nos reuniremos em frente ao Museu de Arte do Rio (MAR) para começar este free pela cidade carioca.

Primeiro, começaremos conhecendo a Praça Mauá, onde veremos a arquitetura vanguardista do Museu do Amanhã. Este edifício moderno, projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, nos levará a perguntar sobre o futuro da cidade lembrando suas raízes africanas, essenciais para entender a história do Rio.

Continuaremos o free tour descobrindo o Boulevard Olímpico e passando pelo porto de cruzeiros, os enormes armazéns artísticos até chegar ao Mural Etnias Kobra: um gigantesco grafite que representa a união entre as diferentes etnias. As origens africanas do Rio também estão presentes no Cais de Valongo, onde veremos um monumento declarado Patrimônio da Humanidade. A causa? Trata-se de um vestígio único sobre a chegada à América dos escravos negros.

Continuaremos o tour atravessando a praça Largo de São Francisco da Prainha em direção à Pedra do Sal Colombo. É uma zona do bairro de Saúde que abrigou um antigo povoado quilombola, ou seja, de origem africana. Como veremos, esta área da cidade conta com numerosos exemplos de street art reminiscentes desse passado. E os ritmos do carnaval também não faltam nesta zona!

A segunda-feira é o dia mais tradicional para o samba no Rio. A roda de samba mais antiga do mundo tem origem nas ruas da Pedra do Sal e iremos a esse lugar no momento certo para viver uma experiência cultural única.

Enquanto vamos a esse lugar, descobriremos algumas histórias que relacionam as raízes africanas da cidade com o famoso carnaval carioca. Às 17:30 horas concluiremos esse free tour na Pedra do Sal. Lá, você terá a oportunidade de desfrutar do melhor samba da sua vida!

Ingressos.

Bonde percorrendo o bairro de Santa Teresa

Free tour pelo bairro de Santa Teresa

O coração da boêmia cidade do Rio de Janeiro espera por você. Durante este free tour pelo bairro de Santa Teresa, conheceremos belas mansões, encantadores bondes amarelos, as icônicas Escadarias Selarón e vários murais de arte urbana.

Itinerário

Passado e presente, luxo e arte se combinam perfeitamente num dos bairros mais boêmios do Rio de Janeiro. Vamos nos encontrar na hora indicada em frente ao Cine Santa Teresa para iniciar nosso free tour por esse bairro encantador.

De lá, começaremos a caminhar por suas ruas de pedra enquanto conversamos sobre a história desta zona da cidade. Você sabia que sua fama boêmia vem da onda de artistas que se mudaram para cá nos anos sessenta? Durante o passeio, desfrutaremos de uma vista privilegiada do famoso Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

Entre casas coloniais, palácios e o ir e vir dos famosos bondes amarelos do bairro de Santa Teresa, chegaremos ao Parque das Ruínas. Lá, poderemos entrar na casa de Laurinda Santos Lobo, uma mansão abandonada há mais de 50 anos que já representou o esplendor da Belle Époque brasileira. O espaço, que foi reabilitado, permitirá que você aprecie uma espetacular vista panorâmica do Rio de Janeiro e mostrará como era a vida no antigo Império do Brasil.

E não poderia deixar de faltar nesta visita um passeio pelos principais murais de arte urbana da zona, já que estamos num local repleto de artistas. Terminaremos nosso tour na Escadaria Selarón, a maravilhosa obra de arte que une Santa Teresa com o bairro boêmio da Lapa.

Idioma

Leve em conta que o tour em português é realizado apenas aos domingos. Às quartas o tour é realizado em espanhol e inglês.

 

 

Date

15 Aug 2022 - 31 Aug 2023
Ongoing...

Localização

Rio de Janeiro
Ingressos




May 2022
August 2022
September 2022
No event found!
Load More

Archives

No archives to show.

Categories

  • No categories

Leave a Reply

Your email address will not be published.