Fórum discute o futuro da Zona Oeste e Oeste Metropolitano com foco em cultura, educação e desenvolvimento sustentável
Fórum discute o futuro da Zona Oeste e Oeste Metropolitano com foco em cultura, educação e desenvolvimento sustentável
Evento em Santa Cruz reúne especialistas, lideranças e moradores para debater soluções concretas para a região
A Zona Oeste do Rio abriga mais de 2 milhões de moradores, cerca de um terço da população da cidade. Mesmo com esse peso demográfico, a região segue distante das decisões sobre cultura, infraestrutura e políticas públicas. No dia 5 de novembro, a Casa Ser Cidadão, em Santa Cruz, receberá a quarta edição do Fórum Ilumina Zona Oeste. O encontro reúne representantes da sociedade civil, setor cultural, acadêmico e empresarial para debater caminhos para o desenvolvimento sustentável do Oeste Metropolitano. A programação inclui escuta ativa, articulação entre setores e construção coletiva de soluções para os desafios do território.
Com o tema “Cultura e território em movimento”, o evento reúne especialistas, lideranças comunitárias, artistas, empreendedores e representantes do poder público para debater os desafios e as oportunidades da região. A proposta é pensar soluções concretas para os problemas que afetam diretamente quem vive e atua na Zona Oeste e Oeste Metropolitano.
“O Fórum Ilumina Zona Oeste se consolida como espaço de escuta qualificada e articulação entre sociedade civil, poder público, empresas e universidades. É um momento de reflexão coletiva sobre práticas culturais e o território, fortalecendo o ecossistema criativo da região e tecendo redes de saberes e colaboração”, afirma Pablo Ramoz, diretor criativo do Ilumina Zona Oeste.
Três conversas para transformar o território
A programação inclui três painéis temáticos e começa com a troca de experiências de quem empreende com propósito na Zona Oeste. O primeiro painel, “Simbiose industrial x Simbiose social: o protagonismo do empreendedor local”, aborda as conexões entre setor produtivo, políticas públicas e iniciativas comunitárias, destacando soluções criativas e afetivas construídas a partir do território.
“Contribuir com o debate no Fórum Ilumina Zona Oeste nos permite fortalecer os vínculos com o território e somar à rede para fomentar, fortalecer e implementar ações voltadas ao empreendedorismo local”, afirma Karol Mendez, subsecretária de Ações Comunitárias e Empreendedorismo do Governo do Estado do Rio, uma das participantes do painel. Também integram a conversa Adriana Martins, coordenadora da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (AEDIN); Eliane Pereira, analista de Responsabilidade Social da Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC S.A.); e Elizabeth Manja, fundadora do Territórios Diversos. A mediação será de Pablo Ramoz, jornalista, ator, gestor cultural e diretor criativo do Ilumina Zona Oeste.
Os desafios de morar na Zona Oeste
O segundo painel do Fórum Ilumina Zona Oeste foca nos desafios históricos de acesso à cultura e à educação na região. A proposta é promover uma escuta ativa sobre as barreiras enfrentadas por moradores e agentes locais na garantia desses direitos, destacando soluções que emergem do próprio território.
Participam da conversa Pamela Silveira, gestora do Santa Cruz Universitário; Júlio Egreja, diretor da Escola Técnica Roberto Rocca; Renata Menezes Matos, professora da GET Antonio Bandeira; Rafael Amorim, curador adjunto do Museu Bispo do Rosário; e Andrezza Ribeiro, gerente de projetos do Instituto Phi. As experiências apresentadas conectam educação popular, arte, memória e políticas públicas, evidenciando como a potência comunitária abre caminhos onde o Estado não chega, e como cultura e conhecimento são ferramentas essenciais para a autonomia e o desenvolvimento.
Transformações urbanas e seus impactos na vida de quem vive na Zona Oeste
A Zona Oeste do Rio passa por uma ampla reorganização urbana, conhecida como “Nova Sudoeste”. Impulsionada por setores públicos e privados, a proposta busca transformar a região em um novo pólo de crescimento, com obras, empreendimentos e mudanças na ocupação do território. O terceiro painel do Fórum Ilumina Zona Oeste discute os impactos dessas transformações no cotidiano dos moradores, nas políticas públicas e na cultura local.
Especialistas e lideranças analisam como o redesenho urbano pode aprofundar desigualdades e silenciar vozes do território. Participam do debate Márcio Rufino, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Fernanda Rocha, coordenadora de projetos do Viva Zona Oeste; e Leonardo Nogueira, jornalista de dados no Data Lab.
O Fórum, que desde 2021 se consolida como espaço de escuta e articulação, reforça o papel da cultura como motor de desenvolvimento sustentável e ponte entre sociedade civil, poder público e iniciativa privada. Além dos três painéis temáticos, o evento contará com uma apresentação cultural de encerramento. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.
Sobre o Ilumina Zona Oeste
O Ilumina Zona Oeste é uma rede criativa que une organizações da sociedade civil, empreendedores culturais e artistas do Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro, e trabalha para reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento dos territórios. A 9ª edição do Ilumina Zona Oeste é apresentada pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Fábrica Carioca de Catalisadores. O Ilumina Zona Oeste é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, ViaRio e Instituto Phi por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, pela Fábrica Carioca de Catalisadores pela lei federal de incentivo à cultura e também pela Ternium. Tem apoio de mídia da TV Globo. Idealizado por Instituto Rio, produção de Revés Produções e realização de Motriz Sociocultural, Trilhos Produções Artísticas e Ministério da Cultura.
Data: 5 de novembro, das 10h às 18h
Local: Ser Cidadão – Rua Fernanda, 140 – Santa Cruz, RJ
Realização: Ilumina Zona Oeste
Mais informações: iluminazonaoeste.org.br
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/4-forum-ilumina-zo/3171085
Programação:
10h30 – 11h | Abertura
11h – 12h30 | Painel 1 – Simbiose industrial x Simbiose social: o protagonismo do empreendedor local
14h – 15h30 | Painel 2 – Acesso à cultura e à educação: o desafio de morar na Zona Oeste
16h – 17h30 | Painel 3 – A Nova Sudoeste no imaginário da cidade: cultura, economia e desenvolvimento local
17h30 – 18h | Encerramento com apresentação cultural
Informações à imprensa:
EfeMais Comunicação
Flávia Domingues e Gabriel – flavia@efemais.com // 21 98449-4041









