Exposição Dilatação do Tempo – Georgia Kyriakakis e Maria Porto
Exposição Dilatação do espaço com as artistas Geórgia Kyriakakis e Maria Porto na galeria clima do Rio de Janeiro.
Geórgia Kyriakakis, Ilhéus, 1961, é formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado/FAAP (1986), Mestre e Doutora em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo/ECA-USP (2001 e 2006 respectivamente).
Desenvolve atividade didática desde 1990, ministrando palestras, cursos e workshops em instituições culturais e educacionais, públicas e privadas. De 1990 a 1996 trabalha também com arte-educação para crianças em projetos sociais, como o Projeto Enturmando, da Secretaria do Menor e a Oficina das Artes, do A Hebraica. Em 1997, ingressa no ensino superior e desde então leciona na Faculdade de Artes Plásticas da FAAP.
Como artista, Geórgia participa de exposições desde 1986 e sua primeira exposição individual foi realizada em 1991, na Itaugaleria, em São Paulo. A partir de então, tem participado regularmente de exposições coletivas e individuais, dentro e fora do país e recebido diversos prêmios e distinções como reconhecimento de seu trabalho artístico.
Participou de mostras coletivas e individuais, dentro e fora do país, em instituições como o Instituto Tomie Ohtake (2017); Museu da Casa Brasileira (2014); Sesc Pompeia (2012); Museo Pateo Herreriano (Espanha, 2009); Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (2008), Galerie Sycamore Art (Paris, 2008); Bienal de São Paulo (1996); Stedelijk Museum (Holanda, 1996). Possui obras no Museu Brasileiro de Arte, Museu de Arte de Ribeirão Preto, Museu de Arte de Brasília, Museus de Arte Contemporânea de Niterói e do Paraná, no Paço Municipal de Santo André, no Museu Nacional, entre outras coleções
Maria Porto é artista visual, Mestre em Educação em Artes Visuais, pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília.
Licenciada em Artes Visuais também pela UnB. A artista possui interesse pelas investigações acerca dos rastros do recordar, permeando os limites do real e do ficcional, pensando sua fragilidade enquanto afirmação de um passado. Maria Porto possui duas exposições individuais, “Anamnese” em 2024 com curadoria de Maurício Lima no MPDFT – Promotoria de Justiça II, Brasília – DF e “Cartas para o ontem”, no ano de 2022 com curadoria de Gisele Lima na Galeria Olaria, Brasília – DF, e vem participando de forma assídua de exposições coletivas desde 2022.
Em 2021 foi selecionada para do 17º Salão Ubatuba de Artes Visuais. Desde de 2022 participa de Feiras de Arte como SP- Arte (SP), FARGO (GO), FUGA (DF) e FBAC (DF). Em 2024 foi selecionada para a 4ª edição do BSB – Plano das Artes, projeto de mapeamento de artistas e espaços de arte idealizado por Cinara Barbosa com o apoio do FAC, na categoria “ateliê de canto”.









