Avançar para o conteúdo
Evandro Teixeira. Chile 1973 no CCBB

Evandro Teixeira. Chile 1973 no CCBB

Evandro Teixeira. Chile 1973 no CCBB

Evandro Teixeira (1935) é um dos nomes mais importantes do fotojornalismo brasileiro, tendo atuado na imprensa por quase seis décadas. Com suas lentes, registrou os bastidores do poder no país, as manifestações contrárias ao regime militar instaurado no país em 1964, e temas associados ao esporte, à moda e à cultura.

Participou também de uma importante cobertura internacional: a do golpe militar no Chile em 1973. No país andino, produziu imagens impactantes do Palácio De La Moneda bombardeado pelos militares, dos prisioneiros políticos no Estádio Nacional em Santiago e do enterro do poeta Pablo Neruda. As fotografias tiradas durante esse capítulo traumático da história chilena são o destaque da presente exposição. A mostra, realizada pelo Instituto Moreira Salles, já foi apresentada no IMS Paulista e chega ao CCBB Rio de Janeiro.

A exposição reúne cerca de 160 fotografias em preto e branco, livros, fac-símiles e outros objetos, como máquinas fotográficas e crachás de imprensa. Além dos registros feitos no Chile, a exposição traz imagens produzidas por Evandro durante a ditadura civil-militar brasileira, em um diálogo entre os contextos históricos dos dois países. No espaço expositivo, também são apresentados trechos de filmes que documentam o período, como Setembro chileno, de Bruno Moet, e Brasil, relato de uma tortura, de Haskell Wexler e Saul Landau.

Curadoria: Sergio Burgi

 

Data

18 Jul 2024 - 01 Out 2024

Localização

Centro Cultural Banco do Brasil
R. Primeiro de Março, 66 - Centro, 20010000 Rio de Janeiro
Julho 2024
Eventos não encontrados!
Ver Mais

Deixe um comentário