Em turnê internacional, bailarino espanhol Jon Maya, da KUKAI Dantza, participa de dois eventos no Rio de Janeiro, com coorganização do Instituto Cervantes
Em turnê internacional, bailarino espanhol Jon Maya, da KUKAI Dantza, participa de dois eventos no Rio de Janeiro, com coorganização do Instituto Cervantes
Nos próximos dias 22 e 23 de setembro, o professor de dança, bailarino, coreógrafo e diretor da Companhia de Dança Kukai, Jon Maya, estará presente em dois eventos no Rio de Janeiro: Arte em movimento e o espetáculo de dança “Desde mi rincón”. Ambos terão entrada gratuita.
Dia 22, às 19h, a Escola de Dança The Jazz, no Jardim Botânico, em parceria com o Instituto Cervantes, terá um encontro internacional entre dois grandes profissionais da dança contemporânea, quando o público carioca terá a oportunidade única de vivenciar uma mostra de apresentação de dança e bate-papo sobre os trabalhos e processos de criação do bailarino e coreógrafo espanhol Jon Maya (KUKAI Dantza), bem como do bailarino, coreógrafo e professor brasileiro Thiago Williams (Projeto 021). A atividade se dá no contexto da turnê internacional da Cia. KUKAI Dantza pelas cidades de São Paulo (16/9), Porto Alegre (20/9) e Rio de Janeiro (23/9).
Já o espetáculo de dança “Desde mi rincón” será apresentado no dia 23 de setembro, às 20h, na Sala Cecília Meireles (Espaço Guiomar Novaes), com o bailarino Jon Maya e o músico Iñaki Dieguez, da Companhia KUKAI Dantza. Os ingressos poderão ser obtidos gratuitamente através do Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/desde-mi-rincon-kukai-dantza/3125322).
Como o título sinaliza, neste espetáculo didático Jon Maya fala do seu canto mais íntimo. Relembrando seus primórdios na dança tradicional basca, ele mostra as pesquisas e colaborações que realizou com diferentes coreógrafos e criadores. Apresentando diferentes peças de dança, compartilha histórias e as complexidades dessas criações, dando voz a essas sensações e sentimentos. Além disso, o público poderá participar ativamente, fazendo perguntas aos artistas. Em um espetáculo de uma hora, Jon Maya interpreta coreografias de Israel Galván, Cesc Gelabert e Sharon Fridman, capturando sua sabedoria e aplicando a uma peça final, que encerra o espetáculo.
Este programa será realizado com o apoio do Programa de Internacionalização da Música e das Artes Cênicas Espanholas, coorganizado pelo Instituto Cervantes e pelo Instituto Nacional de Artes Cênicas e Música (INAEM) do Ministério da Cultura da Espanha, no âmbito do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência — Financiado pela União Europeia — NextgenerationEU. Esta atividade conta com as colaborações da Companhia de Dança Projeto 021 e da Escola de Dança The Jazz.
Saiba mais sobre os participantes
Jon Maya
Jon Maya Sein (Errentería, Guipúzcoa, 1977) é formado em Ciências da Informação. É professor de dança, bailarino, coreógrafo e diretor da Companhia de Dança Kukai. Iniciou sua carreira na dança aos 6 anos de idade na Ereintza Dantza Taldea, em Errenteria. Sua formação se baseou principalmente na dança tradicional basca e nela desenvolveu seus projetos. Entre 1997 e 2005, foi sete vezes campeão Aurresku do País Basco. Entre 1999 e 2001, integrou o grupo LAXOK e, em 2012, fundou a Companhia de Dança Kukai, na qual atua como bailarino, coreógrafo e diretor, cultivando a fronteira entre a dança tradicional e a contemporânea. Kukai colabora com numerosos artistas (Mireia Gabilondo, Cesc Gelabert, La Intrusa Danza, Pantxika Telleria, Iker Gómez, Jone San Martín, Israel Galván, Logela Multimedia, Marcos Morau/La Veronal, Oreka Tx, Orquestra Sinfônica do País Basco, Juan Mari Beltrán, Carlos Núñez, etc.).
A companhia dirigida por Jon Maya ganhou, entre outros, o Prêmio MAX 2009 de Melhor Nova Performance, dois Prêmios MAX 2015 para Gelajauziak: Melhor Composição Musical (Sabin Bikendi) e Melhor Elenco, e três Prêmios MAX 2017 para Oskara: Melhor Performance de Dança, Melhor Elenco e Melhor Figurino (Iraia Oiartzabal). Em 2017, Kukai Dantza recebeu o Prêmio Nacional de Dança.
Jon Maya é professor na Escola de Música e Dança Errenteria desde 1997; também leciona no Clube de Dança Ereintza. Ministrou workshops de coreografia no País Basco e no exterior. Ele também dirige diversos projetos de conscientização sobre dança, liderando o projeto Kukai e a Prefeitura de Errenteria, e atuando como consultor artístico do BALLET T, um projeto do Balé Malandaine de Biarritz e do Teatro Victoria Eugenia.
Thiago Williams
Thiago Williams é diretor da companhia Projeto 021! Formado pela Escola de Dança Petite Danse e licenciado em Educação Física, se especializou na Martha Graham School of Contemporary Dance e Steps on Broadway, em NY. Participou da Horton Teacher Conference no Alvin Ailey, em 2024, e é bailarino da Spectrum Arts Productions, em NY. Coreógrafo de programas de tv da Rede Globo, diretor de movimento de peças de teatro e coreógrafo de shows e eventos. É professor da Companhia Deborah Colker, bem como jurado de diversos festivais de dança, dos quesitos Comissão de Frente e Mestre-sala e porta-bandeira da Série Ouro do Carnaval do RJ. Realizou turnês pelos EUA, Canadá e Alemanha com a Companhia Urbana de Dança. Ministrou aula como professor convidado no curso de graduação em Educação Física na UERJ e nas graduações em Dança e Educação Física da Universidade do Estado do Amazonas.
Serviço
Dia 22/9, às 19h – Arte em movimento (encontro Jon Maya e Thiago Williams)
Local: Escola de Dança The Jazz (Rua Jardim Botânico, 119 – Jardim Botânico)
Entrada gratuita.
Dia 23/9, às 20h – “Desde mi rincón”
Local: Sala Cecilia Meireles/Auditório Guiomar Novaes (Largo da Lapa, 47 – Centro)
Entrada gratuita, pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/desde-mi-rincon-kukai-dantza/3125322
Informações à imprensa: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio: (21) 98181-8351/biasampaio@briefcom.com.br/@briefcomcomunicacao









