Skip to content
Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal

CRAB recebe mostra gratuita de artesanato do Centro-Oeste

“Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal” é a nova ocupação do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), promovida pelas UFs do Sebrae em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. A mostra reúne 6.400 obras de mais de 150 artesãos do Centro-Oeste e traça um retrato do artesanato característico das regiões do Cerrado e do Pantanal do país. A exposição é gratuita e ocupará todas as galerias do térreo do CRAB até 29 de outubro.

Com curadoria de Renato Imbroisi, a exposição é uma das maiores e mais diversificadas voltadas ao artesanato brasileiro já expostas no CRAB. Segundo Imbroisi, a ideia é “levar o visitante a percorrer uma ‘casa’ que revele, pelos seus cômodos, tesouros naturais, objetos artesanais e a comida típica da região conhecida como ‘Coração do Brasil’ ou ‘Berço das Águas’ – pois, ali, brotam centenas de nascentes, gerando rios que percorrem muitos quilômetros, por vários estados, em direção ao Atlântico”.

No Oeste de Mato Grosso do Sul e Sudoeste do Mato Grosso, está localizada a maior planície inundável do mundo, o Pantanal, um bioma com imensa diversidade de fauna e flora. Pedra, argila, palha, madeira, cascas e sementes ganham nova vida nas mãos de artesãos da região e são transformados em belas esculturas, utensílios domésticos ou peças decorativas em cerâmica. Também é na região que se encontra o Cerrado, bioma essencial para a preservação das reservas de água doce de todo o Centro-Oeste, além do Tocantins, Maranhão e de Minas Gerais. Matéria-prima de várias obras artesanais, é no Cerrado que se cultiva o capim-dourado.

Pelos cômodos da casa de 440m², o visitante poderá apreciar variados tipos de técnicas de artesanato. No quarto de dormir, uma cama cenográfica projeta imagens de tecidos, bordados e crochês, assim como mapas da região e pássaros, em vídeos de cinco minutos. Já na cozinha, o encanto se dá por meio de painéis de frutos do Cerrado, cestos, panelas, tábuas de madeira, entre outros objetos.

“Queremos, com essa mostra, não só contribuir para essa arte popular e para a cultura do país, como também gerar renda para o artesão do Centro-Oeste, região que ocupa 19% do território nacional”, explica Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.

Grande parte das peças expostas na mostra está à venda, podendo ser reservada pelos visitantes. Ainda no espaço, uma loja conta com a venda de diferentes artigos produzidos pelos artesãos envolvidos no projeto, com renda revertida integralmente ao artista.

Ao longo do período da ocupação, o CRAB receberá eventos gratuitos destinados ao público infantil, de gastronomia, artesanato e turismo da região Centro-Oeste. Na programação, uma imersão gastronômica sobre o Pantanal e Cerrado, oficinas de culinária regional e a Semana Pantaneira. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.crab.sebrae.com.br ou pelo Instagram @crabsebrae.

Sobre o CRAB

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), criado em março de 2016, em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, completa seis anos de atividades reforçando sua missão de promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil.

Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de mais 1.500 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileiras. Entre as obras mais significativas estão algumas cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL) e as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI). No CRAB, o artesanato é valorizado como objeto de arte e de desejo.

Programa Ocupações

Atualmente, o CRAB está conectado com todo o país para reposicionar e qualificar estrategicamente os produtos feitos à mão no Brasil e capacitar os agentes da sua cadeia produtiva. O primeiro passo para reforçar esta conexão foi a criação do programa Ocupação. “O CRAB e o Sebrae Nacional convidaram as áreas de Artesanato dos Sebrae UFs a ocuparem nosso espaço com mostras temporárias todos os anos, apresentando o que há de mais significativo e relevante no artesanato do seu estado. A ideia é ‘vestir’ o CRAB com todas as riquezas existentes no Brasil”, explica Ana Paula Moura, gerente do CRAB.

Em setembro de 2021, a mostra de artesanato organizada pelo Sebrae Pará, chamada Círio de Cores e Sabores, inaugurou o projeto Ocupação do CRAB. Desde então, o CRAB já recebeu o melhor do artesanato dos estados do Piauí (Mostra Piauí), Rio Grande do Norte (Mostra Bordado de Caicó), Minas Gerais (Mostra Pelas águas do Jequitinhonha me deixei levar) e de Pernambuco (Mostra Pernambuco Encantado).

Serviço
Exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”
Período: De 12 de agosto a 29 de outubro de 2022
Endereço: Praça Tiradentes, 69/71, Centro do Rio de Janeiro/ RJ.
Funcionamento: De terça-feira a sábado, das 10h às 17h.
Ingresso: Entrada gratuita
Site: https://crab.sebrae.com.br/

Date

09 Sep 2022 - 29 Oct 2022
Ongoing...

Time

De terça-feira a sábado, das 10h às 17h.
10:00 - 17:00




May 2022
August 2022
September 2022
No event found!
Load More

Archives

No archives to show.

Categories

  • No categories

Leave a Reply

Your email address will not be published.