Avançar para o conteúdo

Conversa com Marcelo Albagli e Rose Esquenazi na Z42 Arte

Conversa com Marcelo Albagli e Rose Esquenazi na Z42 Arte

Neste sábado, dia 10 de dezembro, às 16h, o artista Marcelo Albagli conversará com a jornalista e professora de jornalismo na PUC-Rio, Rose Esquenazi, na Z42 Arte, no Cosme Velho. A conversa é parte da exposição “Esqueça de mim”, que tem curadoria de Fernanda Lopes e acaba de ser prorrogada até o dia 24 de dezembro na Z42 Arte. A conversa será gratuita e aberta ao público.

Partindo de fotografias de personalidades históricas, Marcelo Albagli apresenta a exposição “Esqueça de mim”, com cerca de 25 desenhos em grafite sobre papel do século 19, que tratam de memória – afetiva, nacional e histórica.  As folhas antigas trazem marcas do tempo, como mofo, manchas e amarelados, que interessam ao artista e se integram às obras.

A série de trabalhos que dá nome à exposição retrata o rosto de cinco presidentes da ditadura militar: Artur da Costa e Silva, Emílio Médici, Ernesto Geisel, Humberto Castello Branco e João Figueiredo. Com cerca de 1mX1m, os desenhos são feitos sobre folhas de papel de livros antigos e, para chegar no tamanho que deseja, o artista junta essas folhas. “Há a materialidade do suporte, textura, volume, peso, gravidade, cheiro. Não é só o desenho como imagem, é o desenho como matéria”, afirma Marcelo Albagli.

Também faz parte da exposição 15 trabalhos da série “Brasília 19:00”, que retratam signatários do AI-5, como Jarbas Passarinho e Delfim Netto. O nome da série faz alusão a Voz do Brasil e ao rádio e esta sala é ambientada com spots originais da Rádio Relógio, com a voz do locutor Tavares Borba. Nesta mesma sala também estão trabalhos que retratam outros políticos brasileiros, mas nos quais o artista faz intervenções, como manchas e borrões, chegando a derreter o grafite em algumas, quase apagando o desenho, criando uma espécie de fantasma da figura. “A memória se constitui como um corpo em construção, ao mesmo tempo individual e coletivo, físico e desmaterializado, a partir de inúmeras camadas de tempo, história, realidade e ficção. As lembranças do artista são como gatilhos que acionam nossas próprias lembranças. Somos colocados quase que diante de um espelho, olhando frente a frente cada um desses rostos”, afirma a curadora.

“Tem um caráter político, mas, acima de tudo, é um processo de construção da minha memória, da minha infância, lembrar da atmosfera, dos cheiros, dos tons, das roupas”, diz o artista. Em comum, os trabalhos trazem sempre apenas o rosto dos personagens, centralizado na folha de papel, tanto nos desenhos menores quanto nos maiores, compostos por diversas folhas, em uma alusão às fotos oficiais. Como referência para fazer estes desenhos fidedignos, o artista fez um longo trabalho de pesquisa em arquivos jornalísticos.

Junto com a exposição “Esqueça de mim”, também na Z42 Arte, está sendo apresentada a mostra “Nascer de terras”, de Amanda Coimbra, também com curadoria de Fernanda Lopes. As exposições foram prorrogadas até o dia 24 de dezembro  de 2022. O patrocínio é do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro através do Edital Retomada Cultural RJ2.

A conversa será gratuita e aberta ao público.

Data

10 Dez 2022
Expired!

Hora

16:00 - 18:00

Localização

Z42 Arte
Z42 Arte
Rua Filinto de Almeida, 42, Cosme Velho – Rio de Janeiro
Abril 2024
Eventos não encontrados!
Ver Mais

Deixe um comentário