Avançar para o conteúdo
Sexteto Sucupira na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa

Sexteto Sucupira na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa

AGENDA CASA DE ARTE E CULTURAL JULIETA DE SERPA

Sexteto Sucupira na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa

 

HISTÓRICO

O Sexteto Sucupira existe desde 2015 e se apresenta semanalmente na Fundição Progresso no Rio de Janeiro, um dos espaços mais charmosos e requisitados da cidade. Nesses bailes espetáculos recebemos diversos artistas de renome da cena instrumental brasileira e do forró, como Carlos Malta, Júlia Vargas, Marcelo Mimoso, Gabriel Grossi, Nicolas Krassik, Eduardo Neves, Moyseis Marques, Juliana Linhares, Edmilson do Pife entre outros. O grupo já foi convidado duas vezes a abrir o show de Hamilton de Holanda, tocou no palco do Boulevar Olimpico nas Olimpiadas do Rio, e toca regularmente em São Paulo em espaços dedicados a música instrumental, world music e forró, como o Blue Note, a Casa de Francisca e o espaço Al Janiah. Em 2017 gravou seu disco de estréia, com participações de Júlia Vargas, Carlos Malta, Nicolas Krassik e Marcelo Caldi.

Em 2020 gravou seu segundo álbum

intitulado Paisagens Latinas, uma homenagem a música Latino Americana, tendo feito shows de lançamento no SESC do Rio de Janeiro e em São Paulo em parceria com a cantora chilena Tita Parra.

 

O SOM

O som do Sexteto Sucupira pode ser encarado como uma rica viagem musical pelas melodias do mundo, tendo o Brasil como ponto de partida. O veículo condutor dessa experiência é sem dúvida a cultura regional nordestina, seus baiões, xaxados, xotes e ijexás.

 

PROPOSTA

Partindo das interseções entre a música brasileira e ritmos de outras partes do mundo, o Sexteto Sucupira se inspira na ideia de universalidade sonora.

Debulhando o vasto repertório do forró encontram-se pontes multi-culturais com diversas danças tradicionais de lugares longínquos. Em seu sempre animado baile-espetáculo, melodias e harmonias navegam por diversos rios e mares, como se partindo do rio São Francisco desembocásse no Caribe, desse uma volta no Amazonas e desaguásse no Bósforo.

 

REPERTÓRIO

O repertório reúne músicas tradicionais de várias partes do mundo e temas de compositores consagrados brasileiros, além de composições próprias do Sexteto. Sempre prezando pela liberdade de improvisação e pela valorização do livre dançar.

 

A BANDA

Guitarras incendiárias, bandolins acelerados, flautas, saxofones, pifes e apitos loucos se misturam numa alquimia musical. Sem esquecer um vasto arsenal de percussões e a clássica dobradinha de contrabaixo e bateria, que garantem uma pressão sonora contagiante.

É a partir dessa fusão que o Sexteto leva ao público sua viagem sonora genuinamente brasileira e universal.

 

FICHA TÉCNICA:

Alexandre Bittencourt – Sopros

Rudá Brauns – Bandolim

Will Magalhães – Guitarra

Rodrigo Villa – Baixo

Lucas Videla – Percussões

Cláudio Lima – Bateria

Comprar ingressos.

Data

28 Abr 2023
Expired!

Hora

21:00

Localização

Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa
Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa
Praia do Flamengo, 340 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ – CEP: 22210-030
Junho 2024
Eventos não encontrados!
Ver Mais

Deixe um comentário