Avançar para o conteúdo
Futuro Jazz na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa

Futuro Jazz na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa

AGENDA CASA DE ARTE E CULTURAL JULIETA DE SERPA

Futuro Jazz na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa

 

“Futuro Jazz”

Felizmente ao longo da história o jazz continua sendo uma espécie de refúgio aos padrões sistemáticos.

Nessa ampla liberdade, os músicos Elisa Queirós (voz), Alex Rocha (contrabaixo), Leo de Freitas (teclado/acordeon) e Renato Massa (bateria) somam suas diversificadas experiências musicais em torno de um repertório que inclui standards de jazz, bossa nova, samba e brazilian jazz, música latina e até música pop, privilegiando arranjos “jazzy” favoráveis aos improvisos e à expressão das identidades individuais, com o pensamento no “futuro jazz”, segundo a onda resultante de nossa reunião.

Canções de Tom Jobim, Cole Porter, Gershwin, Sting, Stevie Wonder, Nora Jones, Gilberto Gil, Rita Lee, Manzanero, Jamie Cullum entre outros.

BIOGRAFIAS:

ELISA QUEIRÓS

Elisa Queirós, niteroiense, cantora e compositora, lançou 2 CDs solo: “Merecimento”/2005, incluindo composições próprias com ótima execução nas rádios – e “Bons Ventos” com ótimas críticas especializadas.

Nos últimos anos Elisa ampliou sua composição e prepara o projeto “Na Praia”, gravando duetos de suas composições recentes com parceiros variados como Miltinho (MPB4), Fred Martins, Moyseis Marques, João Pinheiro, Delia Fischer, Rômulo Gomes, Tico de Moraes, entre outros.

Elisa comemora 30 anos de carreira, Dos quais por 18 anos integrou o Arranco de Varsóvia, grupo vocal de samba, com o qual gravou um CD que ganhou o prêmio TIM de “Melhor Grupo de Samba de 2006”, e com quem gravou também outros 2 álbuns, entre eles um DVD/CD ao vivo com sambas de Martinho da Vila, com participação do próprio Martinho e do Nelson Sargento. Com o Arranco, dividiu palco com grandes artistas como MPB4, Fátima Guedes, Ivan Lins, Danilo Caymmi, Claudio Nucci entre outros.

Participou de festivais de música na Argentina, no Chile e no interior do Brasil, e de importantes projetos de MPB como Novo Canto e Palco MPB.

Elisa também produziu o Podcast Plugadas em parceria com Crikka Amorim, sobre música e artes em geral, de um ponto de vista feminino, entrevistando agentes da música e apresentando projetos onde a música e a arte transformam vidas. São 20 episódios no ar, conversas com Moraes Moreira, Joyce, Zé Renato, Anat Cohen, Nilze Carvalho, Ana Costa, entre outros.


ALEX ROCHA
Bacharel em Música pela Universidade Estácio de Sá, Alex Rocha é baixista, compositor e arranjador. Fez parte da banda do Emílio Santiago de 2003 a 2013 tendo gravado seus DVDs “O Melhor das Aquarelas” em 2005 e “ Só Danço Samba Ao Vivo” de 2011, premiado com o Grammy Latino como o melhor álbum de samba em 2012.

Lançou 2 CDs solo: ”Boas Novas” (Niterói Discos/2003), co-produzido pelo baixista Arthur Maia, e ”Cachet!”( Niterói Discos/2011), em parceria com o guitarrista Marcelo Frisieiro.

Em 24 anos de carreira Alex Rocha acompanhou artistas como Victor Biglione, Wagner Tiso, Celso Blues Boy, Itamara Koorax, Pery Ribeiro, Zé Renato, Leila Pinheiro, Rio Jazz Orquestra e também grandes músicos da cena do jazz internacional, como Eddy Palermo, Phil DeGreg, Jeff Kunkel e Mark Lambert entre outros. Na Rede Globo de Televisão participou do programa Gente Inocente entre (2000 / 2002) gravando inúmeras trilhas musicais veículadas pela emissora.

Participou de inúmeros festivais como: Festival Internacional de Blues do Circo Voador (1993); Nescafé in Blues(SP- 1994); Búzios Jazz & Blues 2000; Tribulaciones Jazz Festival ( Buenos Aires/2001); Baltimore Waterfront Festival (E.U.A.- 2006);Festival de Jazz da Savassi, e Rio das Ostras Jazz & Blues em 2011.

Apresentou-se com seu grupo no 3º Niterói Musifesfest em setembro de 2006 recebendo como convidado especial Toninho Horta. Em 2009 gravou o CD “Aventura” do tecladista José Roberto Bertrami, lançado pela gravadora inglesa Farout Recordings, indicado ao Grammy Latino.

Em 2012 participou da gravação do programa “Som Brasil- Clube da Esquina” da Rede Globo de Televisão acompanhando Milton Nasciment, Lô Borges e Wagner Tiso

Em 2014 participou do festival MIDEM em Cannes, França acompanhando o Andrea Dutra Quarteto e o Cláudio Dauelsberg Trio.

LEO DE FREITAS
Força ascendente da música instrumental contemporânea, o carioca Leo de Freitas, pianista, arranjador e compositor, destaca-se no cenário do Rio de Janeiro por sua inovação e ousadia musical, com 3 cds lançados, “Retalhos” (2011) e “Leo de Freitas Trio – Morada da Alma” (2016) e “Síntese Urbana” (2019) e um 4º álbum em produção (“Alucinações em Ambientes Laboratoriais”).

Iniciou seus estudos de piano aos 13 anos, formando-se pela UNIRIO em composição. Tem acompanhado artistas nacionais e internacionais como Beat Kaestli (Suiça), Indiana Nomma (Honduras), Alma Thomas (EUA), Hildon, Ana Costa, entre outros. Fez shows apresentando repertório de seus discos nos principais teatros do Rio de Janeiro (Sala Baden Powell, Centro de Referencia da Música Carioca, Solar de Botafogo) se utilizando de diversas formações como big band, orquestra e trio.

No exterior, já se apresentou no Uruguai, Alemanha, Argélia Bangladesh, curtindo a experiência de tocar com músicos internacionais.

RENATO MASSA
Renato Massa é baterista profissional a mais de 35 anos, atuando nesse período com uma enorme diversidade de estilos e artistas; da bossa de Carlos Lyra ao rock de Frejat, do infantil de Xuxa aos boleros de Nelson Gonçalves, incluindo Cassia Eller, Elba e Zé Ramalho, Ana Carolina, Erasmo Carlos, Roberto Menescal, Nando Reis, Ed Motta, Ivete Sangalo, entre outros da MPB.

Eclético, também atua junto a renomados instrumentistas como Carlos Malta, Ricardo Silveira, Leo Gandelman, Mauro Senise, e outros. Entre 1998 e 2000 foi baterista dos programas Som Brasil e Brasil 500 Anos, da TV Globo. No ano 2000 lançou o livro/CD didático “Toque Junto” (editora Irmãos Vitalle), o primeiro no formato Play-along lançado no Brasil.

Atualmente, além de acompanhar Marcos Valle desde 2006, integra a banda da turnê “A Síntese do Lance”, de João Donato & Jards Macalé e a banda do arranjador internacional Eumir Deodato em shows no Brasil. Tem também seu próprio trio de samba-jazz, o Massatrio, que já se apresentou em alguns festivais pelo Brasil, como o Valladares Jazz Fest (MG) e Penedo Winter Jazz (RJ) entre outros.


MIGUEL BACELLAR

Produtor e empresário com grande experiência na música brasileira, seu trabalho teve início no selo Philips (Polygram), passando à Assessoria Artística da Polygram, responsável pelos lançamentos, eventos e imprensa dos 10 maiores nomes da gravadora: Elis Regina, Chico Buarque, Edu Lobo, Nara Leão, Erasmo Carlos, Fafá de Belém, Gal Costa, Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Foi produtor e empresário de Nara Leão (por 7 anos), Joyce, Fátima Guedes, Quarteto em Cy, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Os Cariocas, Leila Pinheiro, Miúcha, Wanda Sá, Francis Hime, Olivia Hime, Arranco de Varsóvia, Be Happy, Danilo Caymmi, entre outros, para os quais produziu shows, CDs e DVDs.

Entre os diferentes trabalhos desenvolvidos na Música Brasileira, foi programador do Jazzmania, produtor do programa Noites Cariocas (Scarlett Moon e Nelson Motta), produtor do 1º cruzeiro da Bossa Nova na costa brasileira – CVC Música; shows de inauguração da Árvore do Bradesco (RJ); o 1º CD de artista brasileiro gravado no Japão, de Nara Leão e Menescal; produção do filme Doces Bárbaros; produção de Corações a Mil com Gilberto Gil e Regina Casé; assistente de produção da gravação de “O Som Brasileiro De Sarah Vaughan”, da cantora com a participação de Milton Nascimento, Tom Jobim e muitos outros; Participações fixas de Eduardo Mascarenhas, João Ubaldo Ribeiro, Carlos Eduardo, Novaes, Tarso de Castro entre outros.

Atualmente empresaria e produz projetos com Francis Hime, Olívia Hime, Wanda Sá e outros.

Comprar ingressos.

Data

11 Mai 2023
Expired!

Hora

20:00

Localização

Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa
Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa
Praia do Flamengo, 340 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ – CEP: 22210-030
Junho 2024
Eventos não encontrados!
Ver Mais

Deixe um comentário