Avançar para o conteúdo
Dolores, por causa de você na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa

Dolores, por causa de você na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa

AGENDA CASA DE ARTE E CULTURAL JULIETA DE SERPA

Dolores, por causa de você na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa

Espetáculo em homenagem a Dolores Duran (1930-1959), artista ícone da música popular brasileira, a partir de seu repertório autoral, interpretado nas vozes de Rubens Kurin e Lúcia Helena Weiss, com piano, arranjos originais e direção musical de Tomás Improta.

O show conta, ainda, com a participação de Ronaldo Diamante no baixo e Paulo Diniz na bateria.

Referência como intérprete em seu tempo e para as gerações seguintes, Dolores se alinha entre as grandes e revolucionárias compositoras brasileiras. Seu discurso poético, direto e coloquial, coloca em destaque o eu lírico feminino.

Suas letras expressam não apenas uma visão romântica e sofrida do amor, como em “Solidão”, “A Noite do meu Bem”, “Ternura Antiga” e “Castigo”, mas também enfatiza a autonomia feminina, a exemplo de “Se é por falta de Adeus” e “Ideias Erradas”, medita sobre as formas de amar, como em “O Negócio é Amar” ou a alegria de amar e viver, celebrada em “Estrada do Sol”.

Dolores começou a compor tardiamente, apenas em 1954, sozinha ou com parceiros como Tom Jobim, José Ribamar e Edson Borges. Deixou ainda letras inéditas que foram musicadas postumamente por Ribamar e Carlos Lyra.

Lúcia Helena (voz), Rubens Kurin (voz) e Tomas Improta (direção musical e teclado) fazem uma releitura de 15 canções de Dolores Duran no show “DOLORES: POR CAUSA DE VOCÊ “. Participações especiais de Paulo Diniz (bateria) e Ronaldo Diamante (baixo).
“Essas canções, verdadeiras joias da pré bossa-nova, eventualmente contaram com a parceria de ícones da MPB como Carlos Lyra, Ribamar e Tom Jobim. As três lindas parcerias Tom-Dolores estão presentes no show.”

LÚCIA HELENA WEISS

Cantora, Professora de Canto, Pesquisadora e Produtora.   Graduada em História e em Canto pela UFRJ e Pós-graduada em Gestão Cultural pela UCAM, frequentou, entre 2007 e 2016 a Escola Portátil de Música, focada no ensino da música popular brasileira, em especial no Choro e no Samba, sob orientação de Anna Paes e Amélia Rabello. Certificada nos Níveis I, II e III do Somatic Voicework™, Método de Canto de Jeannie LoVetri, cursa a pós-graduação em Pedagogia Vocal na Santa Marcelina (SP) e as Formações em “Pedagogia e Ciência Vocal”, com Mauro Fiuza e em “Consciência Corporal para Músicos” com Eleni Vosniadou.

Como cantora produz e interpreta shows concebidos com base em pesquisa de repertório de gêneros e compositores da música popular. São dedicados à Valsa popular brasileira, ao Choro cantado, à Bossa, ao Samba-canção, à Seresta (tradicional e contemporânea), ao Fado, (numa leitura brasileira) e aos compositores Sérgio Ricardo, Garoto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Baden Powell, Dolores Duran e Joaquim Simões (este ao lado dos fadistas portugueses). Tem lançados um CD de Valsas populares contemporâneas brasileiras (TERNÁRIA) e um EP de Fados Tradicionais, reletrados pelo poeta português Joaquim Simões, cantados à brasileira, com arranjos “chorões” criados por Luiz Barcelos (À FLOR DO DESTINO).

RUBENS KURIN

Cantor e compositor paulista, radicado no Rio de Janeiro, com três Cds lançados: “Palavras Sutis”, “Antes do Próximo” e “Uns são comuns, outros felizes”, este último com a participação de Ney Matogrosso. Autor de trilhas para teatro, entre elas o infantil “Marcelo, Marmelo, Martelo” de Ruth Rocha. Também fez a direção musical de espetáculos como o “De tudo se faz canção” com a Cia Jovem Dançar a Vida, com músicas de Milton Nascimento.

Já apresentou seu trabalho autoral em cidades como Santo André, São Bernardo, São Caetano, Guarulhos, Mauá, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Carlos, Sorocaba e Rio de Janeiro e dividiu o palco com Belchior, Beto Guedes, Chico César entre outros.

Ao lado do pianista Leandro Braga, realizou o show “Taiguara, teu sonho não acabou” no Teatro Rival, Blue Note, Casa do Choro entre outros, interpretando canções do cantor e compositor Taiguara, um dos mais importantes artistas da música brasileira.

Participou dos projetos: “Encontros da Nova MPB” no Centro Cultural dos Correios, “1973 – Uma Trilha Sonora” dividindo o palco com artistas como Tunay e Hildo Hora, além do especial da TV Brasil “Zé Zuca – A Rádio Maluca” interpretando a canção “Jacaré Espaçonave do Céu”.

TOMÁS IMPROTA

Nascido numa família de músicos clássicos, Improta conviveu intensamente com a música clássica, mas outros gêneros musicais, populares, eram ouvidos em família através do rádio, da tv e dos discos. Recebeu aulas de grandes mestres do piano clássico e popular. Estudou composição com os eminentes professores Marlos Nobre e Francisco Mignone. Ainda adolescente, na década de 60, apaixonado principalmente pela bossa/nova e pelo jazz, Improta participou de vários grupos destes gêneros.

No início de 70, Improta tornou-se “side-men”de cantores profissionais como Luis Melodia, Lucio Alves e Zezé Mota entre outros até que em 76 foi convidado a participar do grupo ” Ös Doces Bárbaros”.

Alem de Caetano, Bethania, Gal Costa e Gilberto Gil, com os quais tocou por mais de 10 anos e gravou por volta de 20 discos, Improta trabalhou com outros expressivos nomes da nossa música como Chico Buarque, Elizeth Cardoso, Djavan, Baden Powell, João Bosco, Elba Ramalho, Nara Leão, Toninho Horta, Raul de Souza, Rosinha de Valença e Dominguinhos entre muitos outros. Tornou-se um dos pianistas mais requisitados do país e foi eleito na década de 80, pelo “Jornal da Música” como o melhor tecladista nacional.

REPERTÓRIO

1 – A Noite do Meu Bem – Dolores Duran

2 – Castigo – Dolores Duran

3 – Fim de Caso – Dolores Duran

4 – Solidão – Dolores Duran

5 – Noite de Paz – Dolores Duran

6 – Não me Culpe – Dolores Duran

7 – Se é por falta de Adeus – Dolores Duran e Tom Jobim

8 – Por Causa de Você – Dolores Duran e Tom Jobim

9 – Estrada do Sol – Dolores Duran e Tom Jobim

10 – Ternura Antiga – Dolores Duran e Ribamar

11- O que é que eu faço – Dolores Duran e Ribamar

12 – Pela Rua – Dolores Duran e Ribamar

13 – Ideias Erradas – Dolores Duran e Ribamar

14 – Olhe o Tempo Passando” – Dolores Duran e Edson Borges

15 – O Negócio é Amar – Dolores Duran e Carlos Lyra

 

Acesse o teaser do show:  https://youtu.be/RjxqsT24Hzw 

 

FICHA TÉCNICA

Paulo Diniz – Bateria

Lucia Helena Weiss – Voz

Ronaldo Diamante – Baixo

Rubens Kurin – Voz

Tomás Improta – Arranjos e Piano

FOTOS: Marcelo Castelo Branco

PRODUÇÃO: Luzeiro Arte e Cultura

Serviço:

 Abertura da casa: 20h / Horário do show: 21h
Local: Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa – Praia do Flamengo, 340 – Flamengo

Classificação etária: 18 anos

Comprar ingressos.

Data

04 Ago 2023
Expired!

Hora

20:00

Localização

Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa
Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa
Praia do Flamengo, 340 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ – CEP: 22210-030
Julho 2024
Eventos não encontrados!
Ver Mais

Deixe um comentário