Avançar para o conteúdo
BALA DESEJO

BALA DESEJO no Teatro Claro Rio

AGENDA TEATRO CLARO RIO

Bala Desejo propõe recarnaval em Sim Sim Sim, álbum de estreia

que chega pelo Coala Records

O disco é resultado do encontro entre os músicos cariocas Dora Morelenbaum,

Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra

Recarnavalizar, v.t.d. 1. Trazer de volta o Carnaval, devolvendo a alegria a quem foi dela sequestrado; 2. Liberar-se às festas profanas antes, durante e depois do período de Quaresma; 3. p.ext. Tornar possível o acesso de volta à vida, ao encontro e ao abraço; 4. fig. Incorporar o Sim como postura afirmativa; o tesão e a euforia como motor fundamental ao início de qualquer movimento; 5. Manifestar-se coletivamente, de maneira alegre e ruidosa <juntos, os quatro r. as ruas do bairro e, a partir dali, transformaram toda a cidade>; 6. Tornar outra vez corriqueiras as comemorações públicas, gerais, grupais e comunitárias, devolvendo acessos, autorizações, passaportes, crachás e convites; 7. Restabelecer o espaço sagrado aos amores instantâneos, duvidosos, passageiros e esquecíveis. Antôn. Individualizar; ensimesmar; recolher; voltar pra casa sozinho.


Muita música foi produzida sob a nuvem deprê da pandemia que assombrou o planeta nos últimos dois anos. Diante da bizarra realidade ao redor, esses artistas e seus trabalhos propunham uma leitura muitas vezes melancólica do cotidiano, feita em cunho existencialista e ultrapessoal, como retratos desses dias tristes que se repetiram ao infinito, sempre iguais ou piores. Muitas vezes produzidos no esquema one man band, conforme as cartilhas do distanciamento e da fobia social que tanto a pandemia quanto o individualismo propõem, essas obras de quarentena expuseram o pensamento do ser solitário, da cabeça perdida dentro de si, atordoada. Sim Sim Sim é, nos processos e conclusões, exatamente o oposto disso. Primeiro álbum do Bala Desejo, quarteto formado por Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra, também nasceu, das composições à gravação, em meio ao recolhimento, no ano passado. Mas todo o seu resultado aponta para direção oposta, mirando não o buraco, mas a porta de saída, o futuro viável, o reencontro, o caminho de volta pra rua – over the rainbow e além do horizonte. O recarnaval.


Lançamento do Coala Records, selo ligado ao Coala Festival, Sim Sim Sim chega às plataformas de música seguindo a lógica dos LPs: o Lado A está disponível nas plataformas digitais de streaming (ouça aqui); o Lado B será lançado em 16 de fevereiro. Os dois lados vão se encontrar em um vinil, a ser lançado em seguida, ainda neste 2022. Com repertório essencialmente autoral e inédito – a única exceção é “Nana del Caballo Grande”, poema de Federico García Lorca musicado por Sergio Aschero -, Sim Sim Sim agrega nomes das mais diversas áreas e gerações. Tem direção artística e produção musical do próprio Bala Desejo, com coprodução de Ana Frango Elétrico e supervisão de Marcus Preto, que também assina esse texto de apresentação. Tim Bernardes, Gabriel Quinto e João Felippe fazem participações instrumentais, incrementando a banda formada por Alberto Continentino (baixo), Daniel Conceição (percussão e bateria), Marcelo Costa (percussão) e Thomas Harres (bateria e percussão). O maestro Jaques Morelenbaum assina os arranjos de cordas e divide com Diogo Gomes os de sopro (leia abaixo o faixa-a- faixa completo segundo as palavras do próprio Bala Desejo).


Mas era preciso muito mais gente pra levar adiante a proposta agregadora do Bala Desejo. A fim de desenvolver outras camadas de narrativa pra além do pensamento estritamente musical do álbum, o quarteto convidou os roteiristas Bruno Jablonski e Maria Santos pra dividirem a criação de algumas faixas incidentais e outras interferências que atravessassem Sim Sim Sim. Nasceu assim a kombi do Bala Desejo, que corre de cidade em cidade convocando as pessoas pra seu recarnaval. Essa imagem define absolutamente o processo criativo trilhado por Dora, Julia, Lucas e Zé durante a feitura do álbum, em que a todo momento um novo elemento chegava junto, a fim de contribuir com uma mão, uma voz ou uma ideia. E foram devidamente registrados pelo quarteto em também em cartório poético, certificado na letra de “Lambe Lambe”: “Pop americano dos garotos do araçá/ Cor de rosa choque ava periférica/ Cai na nossa cama uma semana sem parar/ Tim, tom, beat, brack, ana, rubel, chablaubla”.

Comprar ingressos.

Data

06 Mar 2022
Expired!

Hora

19:00

Localização

Teatro Claro Rio
Rua Siqueira Campos, 143 - 2º Piso - Copacabana, Rio de Janeiro
No event found!
Ver Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *