Avançar para o conteúdo

A Indústria Humana das Recordações

Espetáculo solo “A Indústria Humana das Recordações” estreia temporada no Teatro Gonzaguinha entre os dias 17 e 26 de julho

O ator Leo de Moraes apresenta o solo A Indústria Humana das Recordações, espetáculo que parte da estética kitsch para mergulhar nas memórias afetivas de um homem solitário que, cercado por objetos herdados de sua avó, ensaia um encontro que nunca chega. Em meio a bibelôs, imagens de santinhos mal pintados, jarras de abacaxi e canções bregas, o personagem revisita fragmentos de sua história e se depara com o fantasma da masculinidade que o assombra desde a infância. Com direção de Vinícius Rocha e assistência de direção de Victoria Brandão, a peça constrói uma encenação íntima, sensível e carregada de humor e melancolia, convidando o público a refletir sobre afeto, sexualidade e os objetos que nos constituem.

O espetáculo se formou a partir de um núcleo de artistas vinculados à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com trajetórias interdisciplinares no teatro, performance e artes visuais. A investigação que deu origem ao projeto começou em março de 2024 como um experimento cênico e, ao longo de um ano, consolidou-se como uma obra autoral, profundamente conectada às experiências e subjetividades do intérprete-criador. O grupo compartilha o interesse por temas ligados à memória, identidade, estética popular e marginalidades, desenvolvendo uma linguagem cênica híbrida que une teatro performativo e presença autobiográfica. O processo criativo é colaborativo e atravessado por práticas de escuta, improvisação dirigida, pesquisa de objetos e memória corporal, com ênfase na construção ética e afetiva entre os envolvidos.

 

SINOPSE

A peça acompanha a jornada banal, solitária e nada heroica de um homem que acumulou objetos durante a vida, grande parte herdados de sua avó. No conforto desses objetos cotidianos e nem um pouco originais, ele recorda memórias do passado e ensaia um encontro para um futuro que nunca chega.

FICHA TÉCNICA
Texto e Atuação: Leo de Moraes
Direção: Vinícius Rocha
Assistência de Direção: Victoria Brandão
Orientação: Isabel Penoni
Construção dramatúrgica: Leo de Moraes, Victoria Brandão e Vinícius Rocha
Cenário e Figurino: Leo de Moraes
Direção de Produção: Lucas Rodrigues
Iluminação: Vitor Hugo Guimarães
Assistência de Iluminação: Heitor Acosta

Operação de Luz: Gabriel Aguiar
Design Gráfico: Lucas Rocha
Mídias Sociais: Victoria Brandão

Serviço
A Indústria Humana das Recordações

 Site: https://www.instagram.com/aindustriadasrecordacoeshumanas
Temporada: 17 a 26 de julho | quintas, sextas e sábados, às 19h
Classificação indicativa: 14 anos
Capacidade: 120 lugares

 Local: Teatro Gonzaguinha (localizado em Centro de Artes Calouste Gulbenkian)
Endereço: Rua Benedito Hipólito, 125 – Centro
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Duração: 80 minutos
Tipo de evento: pago
Preço: R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia-entrada)
Ingressos antecipados pelo link [https://ingressosriocultura.com.br/riocultura/events/46313?sessionView=LIST] ou na bilheteria do teatro

Date

17 - 26 Jul 2025

Time

19:00 - 19:00

Localização

Teatro Gonzaguinha
Rua Benedito Hipólito, 125 - Centro

Categorias