A Exceção e a Regra – 21/05 – Domingo no Armazém da Utopia
A Exceção e a Regra, de Bertolt Brecht, novo espetáculo da Companhia Ensaio Aberto, estreia dia 14 de abril, no Armazém da Utopia, com 24 sessões gratuitas.
Pedimos expressamente a vocês, não considerem
Como natural aquilo que sempre acontece!
Pois nada pode ser chamado de natural
Nesses tempos de confusão sanguinária
Desordem combinada, arbítrio planejado
Humanidade desumanizada, para que nada
Seja dado por imutável
Bertolt Brecht
Brecht, quando escreveu A Exceção e a Regra, nos conturbados anos 30, na Alemanha, buscava uma nova forma de comunicação direta com os trabalhadores. Seu objetivo principal: deter o nazismo, que desde o início dos anos 20 crescia de forma assustadoramente acentuada. O dramaturgo via em Marx uma ferramenta fundamental para a análise do mundo contemporâneo. Com esta criação ele busca uma forma para levar O Capital para o palco.
A Companhia Ensaio Aberto que sempre teve em Bertolt Brecht um companheiro, vai montar A Exceção e a Regra para continuar o seu trabalho militante junto à sociedade civil organizada, e seguir sonhando e agindo para uma sociedade mais justa e fraterna.
Com direção de Luiz Fernando Lobo, cenografia de J.C. Serroni, figurinos de Beth Filipecki e Renaldo Machado, direção musical de Felipe Radicetti, iluminação de Cesar de Ramires, tradução de André Vallias, o espetáculo conta com um coletivo de 18 artistas, entre atores, atrizes e músicas em cena.