Avançar para o conteúdo
2 Solos Documentais- TEATRO DULCINA/RJ

2 Solos Documentais- TEATRO DULCINA/RJ

2 Solos Documentais- TEATRO DULCINA/RJ

O TEATRO COMO DOCUMENTO

programação para as quartas-feiras de maio

2 Solos Documentais

ELEITOR, ESCUTA! é um panfleto anarquista escrito em 1919 por Sébastien Faure, pedagogo e ativista libertário nascido em 1858 que presenciou grandes eventos históricos desde a Comuna de Paris de 1871, a Revolução Russa de 1917 e a Guerra Civil Espanhola em 1936. Nesse documento, o militante faz uma reflexão sobre a história das sociedades para problematizar o papel das instituições e os limites da democracia burguesa a partir de uma análise original do processo eleitoral do seu tempo.

UM HOMEM SEM IMPORTÂNCIA é feito a partir da carta escrita por Leo Lama, filho do dramaturgo Plínio Marcos, no dia em que seu pai morreu, em 19 de novembro de 1999. Para além de um acerto de contas entre pai e filho, o documento narra tanto a história do Brasil entre os anos 1960 e 1990, quanto a história do teatro brasileiro, ao narrar a inglória luta de Plínio Marcos contra a censura.

O TEATRO COMO DOCUMENTO é uma ocupação artística capitaneada pelo coletivo  En La Barca com uma programação composta por três trabalhos distintos criados a partir dos princípios do Teatro Documentário. A residência acontece nas quartas e quintas-feiras do mês de maio no Teatro Dulcina no Rio de Janeiro. Nas quartas-feiras  a programação é composta por dois solos narrativos inéditos nos palcos: ELEITOR, ESCUTA! e UM HOMEM SEM IMPORTÂNCIA. Já nas quintas-feiras a programação fica com o projeto A CASA E O MUNDO LÁ FORA – Cartas de Paulo Freire para Nathercinha.

Desde 2017, a En La Barca trabalha o Teatro Documentário como um instrumento de investigação de memórias escondidas, distorcidas ou silenciadas na história, trazendo à tona temas aparentemente conhecidos abordados por um novo olhar; que mescla investigação histórica e poética cênica com raízes na tradição do teatro épico brechtiano e na história do teatro político praticado por grupos, companhias e coletivos latinoamericanos.

Desde 2017 já foram criados 10 projetos documentais distintos entre peças teatrais, produções em audiovisual e publicações.

Comprar ingressos.

Data

03 Mai 2023
Expired!

Hora

19:00 - 20:15

Localização

Teatro Dulcina
Rua Alcindo Guanabara, 17 - Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Junho 2024
Eventos não encontrados!
Ver Mais

Deixe um comentário