Skip to content

Editora e Casa Cultural Lago de Histórias reabre com festa de lançamento de dois livros inéditos

Após um longo inverno, a Editora e Casa Cultural Lago de Histórias reabre suas portas com o evento de lançamento de dois novos livros: “Antes de Dormir”, da pedagoga e escritora Helena Lahis, e “Sofia e a Larga Tixa, a lagartixa”, do palhaço e escritor Alexandre Barreto, ambos com ilustrações de Martina Carvalho. Com entrada gratuita, a programação para adultos e crianças começa às 14h do dia 27 de agosto, sábado, na Urca (Rua Marechal Cantuária, 18). É necessário reservar a vaga pelo email: contato@lagodehistórias.com.br .

“Vai ser uma tarde inspiradora, cheia de beleza, de poesia, de ilustração, de história, de música, de ciranda, de roda. Vai ter vinho, comidinhas, guloseimas. Vai ter muita coisa para salvar olhos, ouvidos, pele, paladar desses tempos de mundo girando meio sem direção”, alegra-se Helena, editora da Lago e fundadora do espaço. “Os dois livros são frutos de muito trabalho, muita fé e muito amor”, completa ela, que durante a pandemia seguiu trabalhando nos bastidores.

“Antes de dormir” fala da urgência de se fazer presente fora das telas que nos roubam das relações ao vivo e a cores. A heroína da história é uma professora que dedica tempo, atenção e amor à criança. É ela quem leva a mãe para mais perto do filho, ao estimular leituras e fantasias antes de dormir.

“Sofia e a Larga Tixa, a lagartixa” contém várias palavras escritas assim para nada e é a primeira história do autor a virar livro. Alexandre ama brincar com palavras. “Invento palavra que não existe e a gente acha graça e fica rindo, eu e a palavra, a palavra e eu. Não é sempre, mas tem vezes que mais gente se junta com a gente e rimos todos”.

Na mesma tarde, o escritor Luis Pimentel e a ilustradora Luciana Grether autografam “Azulão, o guardião da Lagoa” (Duna Dueto). Pimentel é daqueles que acham que tudo o que está à nossa volta pode ser matéria de contemplação e de invenção e criou Azulão durante um passeio a uma lagoa “imensa e linda, onde vive um vistoso e decidido pássaro azulão e muitos outros habitantes de asas, de bico, de patas e de couro”.

O autor e a ilustradora de “Azulão” também participam de um bate-papo com Helena e Alexandre mediado pela pedagoga e curadora literária Marcela Davino. Juntos, contarão sobre seus baús de ideias e fantasias, como são abertos e remexidos até nascerem as histórias que chegam aos pequenos e grandes leitores.

A tarde do dia 27 de agosto ainda reserva mais uma atração aos visitantes da Lago: o “Sarau da Lombada”, que comemora o lançamento do livro “Lombada”, de Luisa Benevides e Luana Moura. Artesanal e independente, a obra é uma costura entre poemas e fotografias e tem como fio condutor a experiência da cidade e seus atravessamentos em tempos pandêmicos. No entanto, segundo as autoras, “longe de se ater à pandemia, a ideia é que versos e imagens possam também aludir a outros percursos, percalços e lombadas tantas vezes presentes em nosso cotidiano”.

SERVIÇO

“De volta à Lago de Histórias”
Editora e Casa Cultural Lago de Histórias
Rua Marechal Cantuária, 18, Urca.
Informações: (21) 97631-6131 e contato@lagodehistorias.com.br

PROGRAMAÇÃO com ENTRADA GRATUITA

>É necessário reservar a vaga pelo email: contato@lagodehistórias.com.br <

14h – Boas-vindas
15h – Hora da História – contação com Helena Lahis
16h30 – Bate-papo com autores e ilustradores: Helena Lahis, Alexandre Barreto, Luis Pimentel, Martina Carvalho e Luciana Grether, mediado pela pedagoga e curadora literária Marcela Davino
17h30 – Sessão de autógrafos dos livros “Antes de dormir” e “Sofia e a Larga Tixa, a lagartixa” (ambos da Lago de Histórias), e de “Azulão, o guardião da lagoa” (Duna Dueto).
18h30 – Sarau da Lombada – lançamento de “Lombada”, de Luisa Benevides e Luana Moura.

A tarde será regada à música ao vivo com os educadores e cantadores de histórias Ralphen Rocca e Leandro Floresta.

______________________

Sobre a Lago de Histórias
A Editora e Casa Cultural Lago de Histórias fica na Urca, bem debaixo da pedra do Pão de Açúcar. Na Casa Cultural, acontecem oficinas de escrita criativa, visitas literárias para alunos de escolas das redes pública e particular, além de contação de histórias. Também são realizados lançamentos de livros, encontros de escritores, ilustradores e saraus. Já a Editora publicou até hoje 15 livros para todas as idades, entre eles um exclusivo para leitores mais crescidos, o “Amores virados pra cá”, pelo selo adulto Lago Baikal. Em agosto de 2022, dois novos títulos passam a fazer parte do catálogo: “Antes de dormir” e “Sofia e a Larga Tixa, a lagartixa”. Para conhecer mais, visite www.lagodehistorias.com.br e siga @lago_de_historias no Instagram.

_________________________

Date

27 Aug 2022
Expired!




May 2022
August 2022
September 2022
October 2022
No event found!
Load More

Archives

No archives to show.

Categories

  • No categories

Leave a Reply

Your email address will not be published.